Prefeitura de Macapá amplia chance de emprego a alunos formados pelo Pronatec

pmm111

“Estava desempregado há cinco anos, vivia fazendo ‘bicos’, mas tive essa oportunidade, e hoje tenho orgulho de trabalhar de carteira assinada. É muito bom, é outra realidade, esse trabalho mudou toda a minha vida, para melhor”, comemora orgulhoso, Edmar Pereira, 41 anos, natural do Rio Grande do Norte. Ele é um dos formandos do curso de Operador de Empilhadeira, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecido pela Prefeitura de Macapá. Já Aldineuma Palmerim, 32 anos, fez o curso de Chefe de Cozinha, com duração de seis meses, e foi contratada pelo restaurante Bonaparte, onde fez o estágio. Ela é casada e mãe de 4 filhos, mas estava sem emprego há dois anos.

“Vivia frustrada e sem perspectiva de vida, mas apareceu essa oportunidade do curso oferecido pela prefeitura em parceria com o Governo Federal e sistema S. Foi a minha grande chance, e não desperdicei. Além de conseguir um emprego, realizei o grande sonho da minha vida, me tornei chefe de cozinha. Trabalhar com o que se gosta é maravilhoso”, vibra e sorri a chefe de cozinha que comanda o cardápio de uma das franquias mais famosas do Brasil, o Bonaparte.pmm1

A gerente-geral do restaurante, Marilia Pacheco, diz que foi uma satisfação ter contratado Aldineuma para comandar a cozinha, e que não se arrepende. “Assim que terminou o estágio da ‘Neuma’, a contratamos. Vimos que os cursos realmente capacitam as pessoas e as deixam aptas a realizarem suas funções, adquiridas no ensino técnico. Recomendo que todos os empresários contratem os formados do Pronatec”, afirmou. A chefe de Capacitação e instrutora de Mão de Obra da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), Débora Frazão, relata que a maioria dos que fazem os cursos consegue entrar no mercado de trabalho. “Por serem cursos de qualificação, realizados nas instituições mais requisitadas do município, muitos, ao concluir a capacitação técnica, conseguem emprego”.pmm11

Por meio de conversas e acordos, a equipe técnica da Semast, responsável pelo Pronatec, está em fase de pactuação, com término previsto para o fim do mês de março, com as instituições Senac, Senai, Senar e Sest/Senat. Através da Semast, no ano de 2014 o Pronatec realizou 3.200 pré-matrículas no segmento de Formação Inicial e Continuada (FIC) e 540 matrículas no Programa Mulheres Mil, totalizando 3.740 vagas. As unidades ofertantes estão avaliando o Mapa de Demandas Identificadas (MDI) consolidado pelo MEC. Essa avaliação deverá ser concluída até o dia 30 de março, quando os ofertantes irão incluir no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) as propostas de oferta a serem submetidas à homologação do MEC. Somente após essa etapa, cada município saberá a quantidade de vagas efetivamente disponibilizadas.

As equipes agendarão para o mês de abril uma cerimônia de entrega de 180 certificados de conclusão dos cursos de capacitação do Programa Mulheres Mil. A cerimônia contará com a presença do prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Lilian Monteiro/Asscom Semast
Contatos: 9 9130-5406 / 9 8141-1967
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *