Prefeitura de Macapá apoia festividades do Ciclo do Marabaixo


A Prefeitura de Macapá, pelo quinto ano consecutivo, apoia os Grupos Tradicionais de Marabaixo, aqueles que têm por intuito manter a tradição cultural feita pelas comunidades dos bairros Laguinho e Favela, bem como pela comunidade da zona rural de Campina Grande, que fazem anualmente a festividade com base no calendário anual dos eventos de manifestações culturais populares do povo afrodescendente de Macapá.

No sábado, 20, aconteceu o ritual da retirada dos mastros, no Curiaú. Comunidade e convidados seguiram, em cortejo, para a continuidade das festividades na Casa Du Forno. De acordo com o morador Gerson Ramos, o mastro é um elemento importante para a tradição do Marabaixo e envolve fé e força de homens e mulheres que hoje participam do momento, antes era uma atividade específica para homens. “Hoje, temos a retirada do mastro, o que oficializa o ciclo do Marabaixo”.

Neste ano, de acordo com o edital, a Prefeitura de Macapá investiu R$ 30 mil, por meio de Termo de Colaboração, cujo objetivo é dar apoio à realização do evento. “Esse aqui é um momento histórico e cultural do Marabaixo e tem um significado fundamental. O Município, há cinco anos, além incentivar por meio de recursos financeiros para engrandecer a festa, está sempre presente valorizando e prestigiando as atividades do ciclo”, ressaltou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maykom Magalhães.

Cliver Campos
Assessor de comunicação/Improir
Contatos: 98126-0880 / 99175-8550

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *