Prefeitura de Macapá assina termo de cooperação com Associação de Pais e Amigos dos Autistas

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou, na última quinta-feira (01), o termo de cooperação técnica para ampliação dos serviços de atendimento destinados às crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA).

O termo estabelece o direcionamento de uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais que vão auxiliar no atendimento dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista que são recebidos pela AMA.

“Sei do importante papel que a AMA desenvolve na sociedade. O termo vem para melhorar o atendimento das nossas crianças e adolescentes com autismo. Hoje é um dia especial, que marca uma nova trajetória do cuidado com as pessoas autistas. Quero que todas às famílias que têm anjos azuis tenham acesso a serviços de qualidade”, disse o prefeito Dr Furlan.

A Secretária de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan, ressaltou que a sua gestão priorizará ações voltadas para o autismo.

“Agradeço ao prefeito Furlan por sua sensibilidade à essa causa. Sou prova viva que essa não é apenas uma bandeira de luta sua, é uma expressão de amor. Amor que presencio diariamente, como mãe do nosso Alejandro, como esposa e como gestora do município”, concluiu a secretária.

A presidente da AMA, Jani Betânia Capiberibe, se emocionou ao falar que a AMA existe há 13 anos e que, até o momento, nenhum termo ou convênio tinha sido firmado. A instituição era mantida pelos pais e voluntários.

“A AMA atendia cerca de 40 crianças por dia por conta da falta do recurso e profissionais, o que nos impossibilitava de atender um maior número de pessoas. Hoje, é motivo de alegria e emoção saber que vamos receber profissionais capacitados e, assim, e melhorar o nosso atendimento”, afirmou.

Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá

O prédio da AMA foi inaugurado em Julho de 2020, no distrito da Fazendinha, a partir de emenda parlamentar da ex-deputada federal Janete Capiberibe. Os equipamentos também foram comprados com recursos dos deputados Camilo Capiberibe e Marcivânia Flexa.

“Agora, a Prefeitura de Macapá está promovendo uma pintura no prédio, visando dar mais conforto e qualidade nos atendimentos”, finalizou a presidente.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O momento foi encerrado com o acender das luzes azuis que iluminarão durante o mês de abril a frente do Palácio Laurindo dos Santos. O ato simbólico é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

“É uma forma de chamar a atenção para o tema e mostrar a necessidade de promover conscientização da sociedade e sensibilização para a inclusão de todas as pessoas com deficiência, inclusive as autistas”, ressaltou o chefe do executivo Municipal.

Laiza Mangas
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *