Prefeitura de Macapá autoriza retomada da 8ª etapa das atividades econômicas e sociais com a liberação de teatro, cursos livres e extensão de horários de outros segmentos

O Decreto de n° 3.248/2020, que autoriza a retomada da 8ª etapa das atividades econômicas e sociais da capital amapaense durante a pandemia do novo Coronavírus, foi assinado nesta segunda-feira, 28, pelo prefeito de Macapá, Clécio Luís. O documento traz a liberação das atividades de teatro e extensão de horários de outros segmentos e começou a vigorar nesta terça-feira, 29, e terá validade por 15 dias.

Foto: Alex Silvieira

De acordo com o decreto, as atividades presenciais de teatro serão retomadas com 50% da capacidade das salas. Já os cursos livres, idioma e música estão autorizados a funcionar, obedecendo espaços de distanciamento em todos os setores. As academias, a partir de agora, podem liberar os vestiários, desde que a limpeza e higienização seja feita pelo menos 3 vezes ao dia.

Para a final do Campeonato Amapaense de Futebol, que ocorrerá no próximo dia 1º, o decreto atenderá parcialmente com a liberação de público específico para o evento. Ao todo, 300 pessoas serão autorizadas a participar. A limitação obedece às regras do decreto de não aglomeração e o distanciamento de uma pessoa a cada 4 m², com espaçamento de 1,5 m entre elas. As demais competições permanecem sem público.

Cinemas seguem fechados – Foto: G1 Amapá

“Nós vamos entrar agora na 8ª etapa de retomada das atividades econômicas sociais em Macapá. É uma etapa que traz poucas novidades. Fizemos alguns ajustes de horários e iremos liberar atividades de teatro, que são musicais, dança, pois sabemos que são promovidas de forma programada com cuidados cautelosos. Nós teríamos uma novidade nesse decreto, que seria a retomada de boates, casas de show e cinema, com 50% da capacidade, com espaço entre as pessoas, com rígido protocolo de biossegurança que está sendo utilizado nacionalmente. Boates a mesma coisa, sendo que iriam funcionar no mesmo horário de bares e restaurantes, ou seja, até meia noite. No entanto, como o Governo do Estado baixou um decreto não permitindo ainda essas atividades, nós resolvemos respeitar e dialogar com o governo para termos uma decisão consensual e segura. Então, nós não iremos abrir nesse momento. Vamos mais uma vez dialogar com o governo e segmentos”, disse o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Quanto às alterações de horários, o documento atende as atividades de esportes coletivos em clubes, praças, arenas, ginásios, quadras poliesportivas e similares, que podem funcionar de segunda a domingo, das 8h às 22h. Já os estabelecimentos comerciais situados em shoppings centers, galerias comerciais e similares podem funcionar de segunda a domingo, das 8h às 22h.

Clécio Luis Vieira, prefeito de Macapá, falou nesta terça-feira (29) sobre as novas determinações diante da pandemia — Foto: Caio Coutinho/G1

“Nós vamos também estender os horários das feiras para o noturno, atendendo a solicitação dos feirantes. Esse segmento é um momento bom de testar novos costumes. Começaremos pela Feira Maluca, que irá funcionar durante a noite, até as 23h. Temos um questionamento que vem sendo feito sobre a retomada das aulas presenciais do município. Por enquanto, não temos a menor possibilidade e nem perspectiva dessa decisão. Não existe um ambiente escolar para isso. Os pais, eu diria, mais de 70%, são contra essa retomada, não há clima escolar, bem produtivo ou saudável. Nós estamos fazendo de tudo para manter um bom nível desse processo de ensino-aprendizagem não presencial com aulas virtuais, entrega de atividades na casa dos alunos onde não há internet e preparando as escolas para o ano letivo de 2021”, concluiu o prefeito.

Com total preocupação em preservar vidas, todas as oito fases do processo estão sendo acompanhadas pelo Comitê Permanente de Gestão e Execução do Plano de Retorno, que atua com muito diálogo e transparência. Atende ainda todos os protocolos de saúde e segurança.

Todas as orientações sobre o funcionamento de cada modalidade nesta nova fase de retomada estão no Decreto nº 3.248/2020 e podem ser acessadas pelo link: http://macapa.ap.gov.br/coronavirus/atos-normativos/.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Mônica Silva
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *