Prefeitura de Macapá celebra de forma positiva readequação da iluminação pública da orla de cidade

A Prefeitura de Macapá celebra o sucesso da readequação da iluminação pública em um dos principais pontos turísticos de Macapá, realizado em março de 2020. Atualmente, quem transita pelo trecho entre Araxá e Santa Inês usufrui dos benefícios. As melhorias possibilitaram à população mais claridade e segurança, valorizando os espaços urbanos e aumentando a percepção no período noturno.

A atual iluminação alcança toda a via e parte do canteiro central, deixando o local totalmente iluminado. Além dos novos postes e troca de lâmpadas, toda fiação foi substituída. Mais de 5 mil metros de cabos de 50 mm e mais de 1.700 metros de cabo de 25 mm foram colocados em tubulações subterrâneas. A obra foi executada por meio de emenda parlamentar.

O secretário municipal de Obras, David Covre, ressalta que o Município instalou dois novos transformadores para evitar a oscilação de energia, 53 novos postes de aço galvanizado cônico ornamental, com altura de 12 metros e 4 postes com altura de 6 metros, com mais de 200 luminárias de LED com fluxo luminoso maior que as lâmpadas existentes. “Anteriormente, as luminárias eram de 40 lux e hoje o logradouro está iluminado com lâmpadas de 150 lux, um ganho de cinco vezes mais de área de abrangência, deixando a orla mais iluminada”, conclui David.

É importante ressaltar que a orla ficou moderna e mais iluminada com as luminárias de LED, que são mais eficientes, econômicas e duráveis. Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, a de LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas. Atualmente, a Prefeitura de Macapá elaborou o projeto para a execução da segunda etapa da readequação da iluminação da orla.

O trecho contemplado será a orla do Santa Inês até o Mercado Central. O projeto está em fase de adequação na Sudam, para que seja seguido os trâmites de licitação. Os trabalhos foram feitos com recursos de emenda parlamentar.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cristiane Mareco
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *