Prefeitura de Macapá continua com a limpeza dos canais da cidade


Desde 2013, a Prefeitura de Macapá vem desdobrando esforços no trabalho de limpeza dos canais que cortam a cidade. Somente no primeiro semestre deste ano os canais Beirol, Mãe Luzia, Perpétuo Socorro, Nova Esperança, Mendonça Júnior, Novo Horizonte, Jandiá e Santa Inês já receberam os serviços de capina, roçagem, raspagem e retirada de entulho. O canal do Perpétuo Socorro recebe, pela segunda vez este ano, a equipe da Secretaria de Manutenção Urbanística de Macapá (Semur).

A limpeza acontece por uma extensão de aproximadamente um quilômetro, que vai da antiga feira da Ana Nery até o Mercado do Peixe, no Igarapé das Mulheres. Os serviços iniciaram semana passada, com aproximadamente 14 toneladas de resíduos retirados de dentro do canal, diariamente.

O secretário municipal de Manutenção Urbanística, José Mont’Alverne, demonstra preocupação com a falta de conscientização. “A Prefeitura de Macapá não tem descuidado desses serviços, mas, lamentavelmente, parte da população ainda não se conscientizou. Pessoas continuam jogando entulho, casco de geladeira, fogão, ventiladores, poltronas, todo tipo de resíduo dentro do canal, o que dificulta o trabalho do poder público”.

A manutenção desses canais é imprescindível para a circulação e o equilíbrio das águas, pois eles permitem a determinação da pressão dos leitos fluviais primários, orientam o escoamento e o trânsito das águas interiores e superficiais com o rio Amazonas. Após o canal do Perpétuo Socorro, o próximo a receber os serviços será o canal do Beirol.

Rodiney Santos/Asscom Semur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *