Prefeitura de Macapá desenvolve ação para atualizar cadernetas de vacinação na comunidade de Tessalônica

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve na região da Tessalônica, no km-40 da BR-156, uma ação para atualização de carteiras de vacina de crianças, jovens e adultos das comunidades. A iniciativa tem como objetivo resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação. Para as crianças menores de cinco anos pelo menos onze tipos de vacina são disponibilizados.

Durante quatro dias, equipes da Central de Imunização, em conjunto com os profissionais de saúde da família que cobrem a região, irão atualizar o esquema vacinal de crianças e adultos, contribuindo com a redução da incidência das doenças imunopreveníveis. “Essa é a primeira ação de um extenso cronograma de vacinação que será executado na zona rural e distritos de Macapá em 2020. Em todas elas, as doses que estiverem em atraso poderão ser aplicadas na hora ou agendadas, mantendo o esquema vacinal atualizado”, explica a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

Para atualizar o esquema vacinal, profissionais de saúde avaliam a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso. A vacinação tem eficácia comprovada, prevenindo doenças e em alguns casos erradicando-as, como é o caso da poliomielite, que não existe no Brasil desde o início dos anos 90.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *