Prefeitura de Macapá entrega 45ª unidade de saúde reformada

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, entregou nesta quinta-feira, 5, a Unidade Básica de Saúde Congós totalmente reformada à comunidade. A obra foi feita por meio de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, no valor de R$ 349.948,22, com contrapartida da Prefeitura de Macapá, de R$ 144.807,91.

A representante da comunidade, Patrícia Caroline, falou do tempo em que a UBS ficou fechada para reforma. “Tínhamos muitos problemas para se deslocar para outros bairros. Mas, agora, a unidade está bonita e atenderá a todos. Moro no bairro há muitos anos e é a primeira vez que vejo nossa UBS reformada”, disse.

Climatizada, a unidade também está equipada com mobiliários provenientes de uma emenda parlamentar da deputada federal Janete Capiberibe, que foi utilizada também para equipar outras UBS’s. “Tenho certeza da alegria que a comunidade está sentindo, vendo essa unidade entregue, totalmente reformada. Mas para que isso acontecesse, contou com a contribuição do senador Randolfe e minha para equipar o espaço. Só para essa unidade, foram 465 mil reais. Agradeço ao prefeito Clécio, que vem empregando nossas emendas para beneficiar a população”, destacou a deputada Janete.

A obra contou com a reforma de toda a parte estrutural, com a substituição das partes elétrica e hidráulica, serviços de revestimento, além de outros. O senador Davi enfatizou que a gestão municipal tem cumprido seu papel para melhorar a vida da população. “Sei que até esse dia chegar tiveram transtornos para a população e para os servidores, que, por algum tempo, atenderam as pessoas de forma improvisada e foram transferidos para outras unidades. Não tenho dúvida que agora os atendimentos serão muito melhores. Estou muito feliz por estar junto com a equipe da prefeitura entregando a 45ª obra em cinco anos de gestão”, afirmou o senador.

Desde sua inauguração, o prédio da unidade passou ao longo dos anos apenas por pequenos reparos em sua estrutura, com a manutenção da parte elétrica, hidrossanitária e pinturas do prédio, sendo totalmente reformada somente agora nesta gestão. O senador Randolfe Rodrigues agradeceu ao empenho da gestão, uma vez que, infelizmente, a regra é os governantes perderem recursos federais. “Por isso, agradeço ao empenho em executar corretamente nossas emendas. Essa obra tem um valor especial por ser a última que irei inaugurar devido ao período político e por ela ser na área da saúde”, afirmou.

A UBS Congós conta hoje com cinco Equipes de Saúde da Família e uma Equipe de Atendimento Domiciliar. O prefeito Clécio Luís lembrou que a obra começou dia 12 de janeiro de 2017. Porém, o Governo Federal repassou apenas 20% da emenda. “Começamos a obra, aplicamos os 20% e não foi repassado o restante. Ficamos oito meses sem receber nada do Governo Federal e é claro que a obra foi parando. E a comunidade passou a nos cobrar. E o Randolfe foi penalizado injustamente. Então, conseguimos a liberação de uma vez só dos recursos das UBS’s Congós e Lélio Silva, graças à intervenção da bancada federal”, explicou Clécio, lembrando que nesta sexta, 6, será entregue à população o Centro Municipal de Reabilitação.

Participaram da solenidade os deputados estaduais Haroldo Topfiat e Paulo Lemos; e a ex-secretária de Saúde, Silvana Vedoveli.

Serviços

São ofertados na UBS atendimentos como consultas médicas com clínico geral, ginecologista/obstétrica, pediatra, consulta de enfermagem, nutrição, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapia, assistente social, odontologia, laboratório, PCCU, teste rápido, vacina, farmácia, atendimento de puericultura, pré-natal, hipertensão, diabetes, tuberculose, tabagismo e hanseníase; testes do pezinho, e do olhinho; e curativo.

Adryany Magalhães
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *