Prefeitura de Macapá entrega à comunidade o Cras União, no bairro Perpétuo Socorro

Na última terça-feira, 13, a Prefeitura de Macapá realizou a cerimônia de inauguração e entrega do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) União à comunidade, localizado no bairro Perpétuo Socorro. O prédio foi construído com recurso do Tesouro, no valor de R$ 700 mil, e tem por finalidade garantir acesso a direitos de proteção básica às famílias em situação de vulnerabilidade social da sua área de abrangência. O equipamento executará ações e serviços de proteção básica.

Serão garantidos benefícios eventuais como Auxílio Alimentação e vale-gás, entre outros preconizados por Lei. O agendamento para os serviços da proteção básica é feito diretamente pela Central de Atendimentos – Coronavírus (0800 031 9606). A medida visa controlar o número de pessoas no local, a fim de evitar aglomeração para proteger usuários e servidores da infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19).

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, destacou a proposta de nomear os equipamentos de proteção básica da Assistência Social do Município com sentimentos com a finalidade de torná-los mais próximos às populações que os procuraram. Atualmente, sob a gerência da Secretaria Municipal de Assistência Social, o município possui 7 Cras, sendo eles: Amor, Simpatia, Igualdade, União, Alegria, Felicidade e Esperança.

“Para além do prédio que estamos entregando, o Cras é local onde as pessoas que precisam de políticas públicas de Assistência Social se dirigem para ter direito a ter acesso a essas políticas públicas. É como se fosse a UBS da Saúde e a escola da Educação. Quando precisamos de serviço de saúde, vamos à UBS, e quando iremos matricular as crianças na escola, vamos à unidade escolar mais próxima a nossa casa, no nosso bairro. Da mesma forma acontece na Assistência Socia. Para ter acesso às políticas municipais, às políticas públicas de Assistência Social, nós temos espaços para acolher, e esse espaço é o Cras, que hoje entregamos mais um”, destacou o prefeito Clécio Luís.

O Centro de Referência de Assistência Social União conta com salas para atendimentos coletivo e individual, para equipe técnica, coordenação, brinquedoteca, copa, depósito e banheiros com acessibilidade.

Área de abrangência

Inclui canal do Jandiá; Cidade Nova 1, Cidade Nova 2, Jesus de Nazaré, Laguinho, Pacoval, Pantanal, Perpétuo Socorro, Renascer e São Lázaro.

Entrega à comunidade

Na manhã da última terça-feira, 13, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado da secretária municipal de Assistência Social, Mônica Dias, fez a entrega do Centro de Referência de Assistência Social União às comunidades de abrangência do equipamento, simbolicamente representadas por lideranças comunitárias. Por conta da pandemia do novo Coronavírus e das medidas restritivas para conter a contaminação e propagação da infecção, a Prefeitura de Macapá tem prestado contas e entregue obras por meio de Lives, na página oficial no Facebook.

O presidente de Associação de Moradores do Bairro Perpétuo Socorro, Magno Pantoja, prestigiou a cerimônia de inauguração e agradeceu pela construção do espaço na região. “Esse centro vem para complementar o trabalho que o senhor já vem fazendo muito bem feito à população. O Cras vai estar aqui para ser compartilhado junto às demais lideranças que temos na região, então, uniremos forças e tocaremos para frente, com união e parceria”, frisou.

A secretária Mônica Dias finalizou enfatizando. “O que nó queremos é que a comunidade se aproprie e junto à equipe técnica e utilize da melhor forma possível, porque esse espaço é um ambiente que permite isso, por meio dos serviços de convivência”.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Sávio Almeida
Assessor de comunicação
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *