Prefeitura de Macapá entrega Escola Municipal Sebastião Rocha no distrito do Pacuí

A Prefeitura de Macapá entregou no último sábado, 21, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Rocha, localizada no distrito de Santa Luzia do Pacuí. A unidade escolar existente na comunidade anteriormente funcionava no Centro Comunitário e agora a região ganha uma Escola totalmente nova. A EMEF Sebastião Rocha foi construída pela Prefeitura de Macapá com recurso proveniente do Governo Federal – FNDE/MEC – Pronacampo – e Contrapartida do Município. O Valor total da Obra foi de R$ 1.338.293,22.

“A escola que funcionava na comunidade apresentava alguns problemas. Fizemos revitalizações algumas vezes, mas logo ela se deteriorava novamente. Hoje, nós estamos virando essa página. Mesmo não podendo ter aulas presenciais no momento, estamos entregando mais uma escola no município de Macapá. Desta vez, em Santa Luzia do Pacuí, o que se torna mais importante ainda para nós, e tenho certeza de que para a família também, pela homenagem ao seu ‘Sabazinho’. Uma escola totalmente nova e com toda a estrutura necessária para começar a funcionar assim que for possível novamente”, ressaltou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

São 7 salas de aula, banheiros, sala de direção, coordenação pedagógica, brinquedoteca, secretaria, refeitório, cozinha e depósitos. A EMEF Sebastião Rocha tem capacidade para atender cerca de 300 alunos, entre educação infantil e fundamental. Ela funcionará nos turnos da manhã e tarde. “Hoje, nós temos 114 alunos matriculados, mas a capacidade desta escolar e para atender 300 alunos. Ela foi pensada para atender toda a comunidade e dar oportunidade de estudo para todas as nossas crianças da região”, explicou a professora Francisca Oliveira, que, na ocasião, esteve representando a secretária municipal de Educação.

O nome da escola é uma homenagem ao professor Sebastião Rocha Santos, seu “Sabazinho”, como era conhecido pelos amigos e moradores da região. “Só temos a agradecer por toda a família por essa homenagem tão especial, que, pra nós, é um momento muito importante. Meu pai lutou muito para que esse lugar fosse desenvolvido. Estarmos aqui participando da entrega desse complexo educacional, que leva o nome dele, dá muito orgulho para toda a família e nos deixa muito emocionados. A escola é linda e algo fundamental para a nossa comunidade. Seremos eternamente gratos por essa homenagem”, falou, emocionado, o seu Eliasibe Nunes, filho do homenageado.

A escolha do nome foi uma decisão da comunidade pela sua dedicação aos seus alunos e pela grande contribuição dada por seu Sebastião no desenvolvimento do distrito. “Eu agradeço a homenagem e a oportunidade de estar aqui hoje, participando deste momento para agradecer, principalmente a todas essas pessoas, que olharam para a nossa comunidade com um olhar de ajuda, e de vermos hoje que o que iniciaram foi concretizado, e está sendo entregue para a nossa comunidade. Estamos muito felizes e agradecidos”, ressaltou Dona Maria de Nazaré do Nascimento, esposa de seu Sebastião

Sebastião Rocha – “Sabazinho”

Nasceu em 1° de abril de 1943, no povoado de Ponta do Curuá, região do arquipélago do Bailique. Filho de Tomás Santos e Emília Rocha, concluiu seus estudos em 1957. Em 1961 iniciou suas atividades como professor no povoado de Ponta do Curuá, seu lugar de nascimento, sendo transferido em 1962 para a região do Pacuí, onde, com a ajuda dos pais de alunos, construiu um espaço para ministrar as aulas. Seu Sabazinho foi o precursor da educação em Santa Luzia do Pacuí.

Lutou por anos para alcançar os grandes benefícios à Santa Luzia do Pacuí, como a abertura da estrada que liga Santa Luzia do Pacuí ao município de Macapá, instalação do posto policial, primeiro campo de pouso para aeronave e posto de saúde. Trabalhou como educador em Cutias do Araguari, onde conseguiu realizar a construção da fábrica de produtos derivados do leite de búfala e o terminal fluvial para abrigar os ribeirinhos que estavam em trânsito. Em 1992 conseguiu que a região de Cutias fosse transformada em município de Cutias do Araguari.

Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Cutias. Sebastião Rocha Santos casou-se com a Maria de Nazaré em 1961, com a qual tiveram 12 filhos. O professor Sebastião Rocha Santos faleceu em 19 de novembro de 2016.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Karla Marques
Assessora de comunicação
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *