Prefeitura de Macapá entrega Praça Alameda Serrano, no centro comercial, totalmente revitalizada

A Alameda Serrano, tradicional ponto da história comercial de Macapá, foi revitalizada e ganhou uma praça destinada ao lazer, cultura e diversão dos munícipes. O novo espaço foi entregue nesta quinta-feira (27) pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan. Em homenagem a Francisco Serrano, que dá nome ao espaço, um busto foi fixado no local.

“Precisamos valorizar nossa história e as pessoas que ajudaram a construir e desenvolver Macapá”, afirmou Dr. Furlan.

O busto de 60 centímetros foi construído com ferro e cimento. Para realizar a obra, o artista plástico J. Márcio utilizou uma fotografia do arquivo pessoal da família que, de acordo com o artista, foi crucial para que o monumento ficasse similar ao homenageado.

Bivar Serrano, de 59 anos, comenta o orgulho de estar presente em tamanha homenagem para o avô, Francisco Serrano.

“Este momento é único não só para a família Serrano, mas também para Macapá. A alameda ficou belíssima, uma estrutura completamente diferente do que já vimos na cidade. A valorização do espaço contempla não somente uma homenagem ao meu avô, mas também reafirma o compromisso em transformar a cidade em um local melhorar para os moradores”, declarou o neto de Francisco Serrano.

A Alamenda Isaac Alcolumbre, que corta a Serrano, também recebeu reformas. Ambas contaram com a troca total dos ladrilhos que compunham o passeio. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) realizou os serviços e, para isso, contou com orçamento de R$ 535 mil de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

“Gerar emprego, renda, espaço de lazer e bem-estar para as pessoas é um grande compromisso da parceria firmada com a gestão”, disse Vinícius Gurgel.

O projeto paisagístico do espaço de convivência foi elaborado para beneficiar pedestres e transformar o local numa praça de circulação segura. A área total possui 1.250 metros quadrados e a revitalização contempla paisagismo com plantas ornamentais. O projeto traz o conceito de parklets, que são “mini praças” onde costumavam ficar as vagas de estacionamento nas vias. No local foi construído um coreto, para acomodar apresentações artísticas.

Agora a Alameda Serrano possui piso e cobertura em pergolado de madeira. No entorno foram construídas calçadas com acessibilidade, canteiros e bancos foram distribuídos ao longo do espaço.

Para Paulo Fernandes, de 57 anos, morador que possui uma ótica no local, a revitalização do ambiente vai fortalecer o fluxo de clientes.

“O espaço não recebia revitalização há tempos. A ação dos anos e do ser humano degradaram o local. Com a revitalização, a Alameda vai voltar a ser como era antes e os clientes vão voltar a circular”, afirmou.

Diego Belo, servidor público, e Karina Belo, acadêmica de enfermagem, ambos de 34 anos, se conheceram na Alameda Serrano, em 2005. O casal está junto desde então. Hoje, resolveram prestigiar o evento de entrega da praça juntamente com os 2 filhos.

“O local representa bastante para nós dois. A alameda realmente precisava dessa valorização, ficamos felizes com o novo espaço”, comentou Diego. “É um local muito significativo e que queremos frequentar mais assiduamente com os nossos filhos”, completou Karina.

Sobre o homenageado

Francisco Serrano, paraense nascido em em 1900 e pai de 10 filhos. Ao chegar em Macapá, em 1939, o farmacêutico morou na rua da Praia e, no mesmo ano, abriu a Farmácia Serrano, que ficava localizada na rua Cândido do Mendes. Foi empreendedor, envolveu-se no esporte e no carnaval, ajudando a fundar o Amapá Clube e promover batalhas de confete e demais eventos carnavalescos. Francisco Serrano morreu no dia 19 de abril de 1978, em Belém.

A Alameda Serrano foi inaugurada na década de 80. O local por muitos anos foi um dos pontos principais do comércio local. O espaço homenageia o empresário Francisco Serrano, dono da farmácia e drogaria Serrano, que ficava de frente para a Rua Cândido Mendes. Serrano foi um pioneiro do comércio macapaense e ali na região das alamedas construiu sua empresa e era conhecido de todos.

Assessoria de comunicação da PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *