Prefeitura de Macapá entrega UBS à comunidade do Abacate da Pedreira

O prefeito Clécio Luís entregou no sábado, 30, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Abacate da Pedreira. Essa é a segunda obra entregue na região. Na semana passada, foi inaugurado o posto de saúde da comunidade de Ressaca da Pedreira. A obra foi feita por meio de emenda da parlamentar do senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 512 mil, e contrapartida do Município, de R$ 17.254,00.

“Temos discutido muito sobre o que fazer para mudar a vida das pessoas. A construção desta UBS é a prova do que podemos fazer. Por isso, tenho que agradecer a todos os entes envolvidos nessa inauguração”, disse o senador Davi. No Abacate da Pedreira, antes da construção da UBS, havia um pequeno posto de saúde, construído, em madeira, que há pelo menos 18 anos não recebia nenhum tipo de reparo e que foi totalmente demolido para a construção da nova unidade, de porte II, que ampliará o atendimento à população.

“Já esperávamos há muito tempo por essa UBS. Ela foi uma demanda do PPA e hoje, quando vejo sendo entregue para nossa comunidade, eu penso: só alguém com muita responsabilidade com o povo concretiza esse sonho. Muito obrigada prefeito Clécio”, agradeceu a representante dos moradores, Dalva Miranda. Hoje, a comunidade conta com o atendimento de uma Equipe de Saúde da Família (ESF), formada por médico, odontólogo, enfermeira, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e técnico em saúde bucal.

O deputado federal André Abdon lembrou que esteve no Abacate da Pedreira há um ano e lembrou das condições que o posto estava. “Era de madeira e cheio de ninhos de cabas, que não deixavam nem a população entrar no ambiente. Com muita responsabilidade, o prefeito Clécio Luís captou recursos federais para entregar uma outra realidade para a comunidade”, destacou. A nova UBS conta com salas de espera, multiuso, nebulização, esterilização, direção, de vacina e de curativo; expurgo, copa, cinco consultórios (dois com banheiros), recepção, banheiros, farmácia, consultório de enfermagem e gabinetes odontológicos.

Clécio Luís, durante a cerimônia, recebeu de representes da comunidade uma placa de agradecimento pelos serviços prestados à região da Pedreira. “Para chegar aqui hoje não foi fácil, pois para colocar para funcionar uma unidade dessa requer equipamentos, mobiliário, medicamentos e outros. Ela não saiu do nada, havia uma necessidade. Estava caindo, assim como boa parte das nossas unidades, mas, aos poucos, conseguimos mudar essa realidade. Mesmo com todas as dificuldades, priorizamos a saúde municipal e, em várias regiões, estamos colocando uma unidade em cada comunidade e aqui não seria diferente. No Pacuí, por exemplo, temos uma unidade no Santa Luzia, São Tomé e Catanzal, Tracajatuba e Corre Água, São Joaquim e Liberdade do Pacuí. Então, fechamos territorialmente toda região do Pacuí com unidade de saúde e assim estamos fazendo no Bailique e aqui, na região da Pedreira”, pontuou o prefeito.

A unidade oferece hoje os seguintes atendimentos: consultas médicas (clínico geral), consulta de enfermagem, vacina, atendimento odontológico, teste rápido, curativo e dispensação de medicamentos. Participaram da solenidade os vereadores Diogo Sênior, Gian do NAE, Nelson Souza, Patriciana Guimarães e Caetano Bentes, além dos deputados estaduais Júnior Favacho e Paulo Lemos, e da vice-prefeita Telma Nery.

Adryany Magalhães
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Nayana Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *