Prefeitura de Macapá faz entrega de Mercado Municipal de São Joaquim do Pacuí

O Mercado Municipal de São Joaquim do Pacuí, que agora se chama Mercado Municipal Iverdina da Silva Cordeiro Neves, em homenagem à uma das moradoras pioneiras da localidade, foi entregue neste sábado, 1° de agosto, pela Prefeitura de Macapá. A gestão fez a reforma e melhorias na estrutura existente, dando à comunidade um espaço melhor para a venda de produtos.

Na obra, foram investidos R$ 32 mil, recurso do Tesouro municipal. o Município refez toda a estrutura de telhado, instalou forro e cerâmica nos balcões, aplicou revestimento e pintura, reformou o banheiro e trabalhou o paisagismo na frente do mercado. O prédio estava abandonado há mais de 20 anos.

“Hoje, estamos devolvendo um patrimônio de São Joaquim do Pacuí à comunidade. É muito gratificante poder reformar e devolver aos moradores um espaço que foi construído há 37 anos e faz parte da história da comunidade. Reformamos, embelezamos com um jardim, para que seja um local acolhedor. Agora é cuidar e fazer produzir”, ressaltou o prefeito Clécio Luís.

“Parabenizo o prefeito Clécio, que não mede esforços para deixar a cidade cada vez melhor. A prova disso é estar aqui, em São Joaquim do Pacuí, para entregar um logradouro de 1984, que precisava ser revitalizado. E o resultado é esse espaço lindo e digno para os empreendedores. Um presente para toda a comunidade”, pontuou o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre.

Criado pelo ex-prefeito Murilo Pinheiro, em 1984, o Mercado Municipal buscou fomentar a economia local. Mas, devido à falta de manutenção, acabou sendo abandonado, e, com o tempo, deteriorado. “O mercado tem um significado enorme para a comunidade. Ele foi inaugurado pelo meu pai, então prefeito de Macapá, e esse momento é muito importante, ver que esse espaço está sendo devolvido para a comunidade. Para muitos, pode parecer algo sem muita importância. Mas, para os moradores de São Joaquim do Pacuí, é um local especial, um espaço digno para o trabalho. Todos estão de parabéns”, relatou o vereador Carlos Murilo.

O senhor Ciro Ramos, um dos moradores mais antigos da localidade, falou sobre a alegria em receber de volta o mercado municipal. “Estamos muito felizes por ter nosso mercado de volta. Estava abandonado e agora temos um espaço bonito, onde podemos comprar os produtos. Somos gratos, porque a prefeitura sempre olha por nós, e o Pacuí tem melhorado muito na gestão do prefeito Clécio”, contou.

As senhoras Maria Jacira e Lucimar Cordeiro, filhas de dona Iverdina, acompanharam a entrega do prédio. “Nunca imaginei ver o nome de minha mãe em algum prédio público. Para nós, é uma honra esse reconhecimento. Até porque aqui, em nossa comunidade, nunca foi feito esse tipo de homenagem, em nenhum lugar tem nome de moradores. Minha mãe foi uma mulher pioneira em São Joaquim do Pacuí e só temos a agradecer, por saber que ela será sempre lembrada”, disse Lucimar.

Estiveram presentes também na entrega do mercado os deputados federais André Abdon e Luís Carlos; e os vereadores Nelson Souza, Cláudio Góes, Carlos Murilo e Gian do NAE.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Aline Brito
Assessora de comunicação
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *