Prefeitura de Macapá faz reciclagem de papel utilizando fibra de bananeira

A Prefeitura de Macapá realiza projeto no Horto Municipal de reciclagem de papel com fibra de bananeira. O trabalho está sendo executado por técnicos ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana. O projeto visa diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte de papel.

O papelão proveniente da mistura de papel triturado com a fibra de bananeira será utilizado em projetos de revestimento externo de lixeiras feitas com garrafões. Esse material será usado pela equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Macapá.

“Quando a bananeira é cortada é destinada à decomposição natural. Isso, todos sabem. Já o papel, quando é descartado de forma inadequada, vai poluir o meio ambiente. Então, decidimos trabalhar para diminuir esse impacto. Fazemos uma triagem e trituramos o papel já usado, que seria descartado. Juntamos a fibra da folha da bananeira e do talo, retiramos a resina que serve de ‘cola’, assim criando um novo papel”, explica Ezequiel Amoras, técnico ambiental.

Segundo ele, o processo é simples, podendo qualquer pessoa fazer em casa.

Acompanhe o passo a passo:

Para fazer o papel da fibra de bananeira, a pessoa precisa de um liquidificador e uma tela para secagem do novo papel.

Materiais

– Folhas e talos de bananeira

– Papel usado

– Tela

– Recipiente para emergir o papel

Processo

Colocar o papel usado em um recipiente com água até que se desfaça. Após isso, colocar em um liquidificador com pedaços de folhas e talos de bananeira, bater até que haja a mistura do material e depois despejar a mistura na tela, espalhando para que seque. Após a secagem, o novo papel está pronto para uso.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Aline Brito
Assessora de comunicação
Contato: (96) 99182-4053

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *