Prefeitura de Macapá impede circulação do Jornal Folha do Estado


De acordo com o jornalista Emanoel Reis, a agência de publicidade Meta Serviços Jornalísticos e Publicitários, responsável pelo semanário FOLHA DO ESTADO, foi alvo de perseguição política, disfarçada de auditoria fiscal, por parte da Prefeitura de Macapá. Ontem (27), por volta das 16:30h, cinco auditores fiscais interditaram a empresa sob a alegação da inexistência da “licença de funcionamento”.

Reis afirmou que sua empresa passou a funcionar legalmente a partir de março deste ano, após o cumprimento de exigências feitas pela própria Prefeitura de Macapá. Dentre elas constava o pagamento das taxas de Vigilância Sanitária, de Fiscalização de Localização e Funcionamento, de Inscrição Cadastral, de Protocolo, e de Autorização de Impressão de Documentos Fiscais. Todas essas taxas foram pagas conforme recibos apresentados aos auditores. 

“Por se tratar de empresa individual, com apenas cinco meses de atividade, o restante da papelada está em andamento”, assinalou o representante da agência, jornalista e publicitário Emanoel Reis.

“Considero louvável a iniciativa de fiscalizar empresas que estejam irregulares. Uma administração municipal séria, realmente comprometida com o bem-estar da população, realiza esse trabalho permanentemente. Mas, causa estranheza a demonstração de força feita pela Prefeitura de Macapá contra uma microempresa cujo único funcionário sou eu mesmo”, comentou Reis.

Emanoel Reis acredita que a ação contra a microempresa Meta Serviços Jornalísticos e Publicitários visa empastelar o periódico que tem veiculado amplas reportagens denunciando supostas irregularidades cometidas na gestão do prefeito Roberto Góes (PDT).No entendimento do jornalista, a única maneira encontrada pela Prefeitura de Macapá para impedir a circulação do jornal. 

“Primeiro porque toda denúncia formulada contra o prefeito Roberto Góes está fundamentada em documentos. Então, como não foi possível silenciar o jornal por vias judiciais, por meio de ações e processos, buscaram outra via. Então, encontraram esta: uma pequena empresa em fase de legalização fiscal”, crê Emanoel Reis. 

Retaliação? 

A ação contra o semanário FOLHA DO ESTADO ganhou contornos de retaliação após a edição atual que está nas bancas. Com a manchete “É MUITO DINHEIRO! Parente de Roberto Góes fatura mais de R$ 2,6 milhões na PMM”, o jornal desvelou para os macapaenses um esquema fraudulento montado nos subterrâneos da prefeitura para enriquecer um meio-irmão de Góes. 


“É o procedimento padrão dos regimes ditatoriais procurar calar a imprensa livre e independente”, finalizou o jornalista.

Fonte: Facebook do jornalista Emanoel Reis (http://www.facebook.com/metacom.ap)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *