Prefeitura de Macapá implanta Central de Apoio Emocional que trabalhará acolhimento psicológico por contato telefônico

Em meio ao avanço do Coronavírus, o isolamento social é a medida adotada pela maioria das capitais. No entanto, a condição de confinamento pode causar algumas alterações emocionais nas pessoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Macapá implanta a partir desta sexta-feira, 27, a Central de Apoio Emocional, que trabalhará o acolhimento psicológico por meio de contato telefônico. O serviço funcionará de segunda a sexta, por meio de dois números (98813-9006 / 98813-9007), que a população poderá contactar das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O acolhimento tem o objetivo de ajudar as pessoas a conter a ansiedade e o medo agravado pelo isolamento. “Nesses momentos de crise, é importante cuidar da saúde mental. A escuta telefônica funcionará como uma central de acolhimento, se tornando uma alternativa para as pessoas que estão precisando ser escutadas. O atendimento é focal com profissionais de psicologia, no intuito de, por meio da fala, a pessoa possa se sentir mais aliviada”, explica a coordenadora do Nasf, Isadora Canto.

Para formar essa rede de ajuda mental, quatro psicólogos farão o atendimento ao público que procura por ajuda. A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, comenta que, diante desse momento de reclusão, as pessoas mudaram bruscamente a rotina delas. “Antes, elas ocupavam a cabeça e o tempo com trabalho, escola, casa. A intenção dessa iniciativa é justamente dar esse apoio, uma orientação sobre como agir nesse cenário, ajudar em uma situação de ansiedade, pânico, entre outros problemas que possam vir a acontecer devido ao isolamento e o medo do vírus”, conclui.

Confira algumas dicas para manter a saúde da mente em dia:

– Filtre a quantidade e qualidade das informações que recebe e, se possível, partilhe histórias positivas;
– A alimentação é o principal fator de uma mente e corpo saudáveis junto com a prática de exercícios físicos. Alongamento e meditação são atividades que beneficiam o equilíbrio e podem ser realizadas em casa;
– Aproveite para fazer atividades que estavam paradas ou em projetos, como ler novos livros, iniciar cursos online, atualizar séries, organizar armários;
– Crie uma rotina para suas tarefas, com sequência de horários e planejamento do dia a dia.

Serviço de escuta psicológica:

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, por meio dos números (98813-9006 / 98813-9007), que a população poderá contactar das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Saúde
Contato: 99135-6508

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *