Prefeitura de Macapá inaugura 1º tomógrafo no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes

A rede municipal de saúde da Prefeitura de Macapá passa a ofertar a partir desta segunda-feira (03), o exame de tomografia computadorizada no Centro de Especialidade Dr. Papaléo Paes, localizado na Zona Norte da capital.

O aparelho atenderá a demanda de pacientes que necessitem do exame, proporcionando maior rapidez no diagnóstico para as pessoas atendidos na rede municipal.

A disponibilização do exame de tomografia faz parte do programa Saúde Para Todos, que entre as iniciativas prevê o fortalecimento da rede de imaginologia do Papaléo Paes que já oferta raio-x, ultrassonografia, mamografia e densitometria óssea.

“É uma ação pioneira da gestão que visa ofertar um exame de alta complexidade no serviço público de Macapá e vai mudar completamente a procura por exames de imagem. Não é apenas um aparelho, é um serviço de tomografia que irá beneficiar principalmente a população mais carente que não tem como custear esse exame”, ressaltou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Foram feitos investimentos para a adequações na rede elétrica e estrutural da unidade para garantir a instalação do equipamento, bem como a capacitação dos profissionais que serão responsáveis pelo manuseio durante os exames.

O tomógrafo terá capacidade inicial para 30 a 40 exames por dia, que serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14 às 18h, sem a necessidade de agendamento, sendo necessário apresentar a requisição médica, documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Já para os exames em que for necessário uso de contraste ou sedação, poderão ser agendados através do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) de qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital.

A servidora pública, Francinete Castro, de 37 anos, procurou o Centro assim que soube da oferta do exame de tomografia, após ter sequelas causadas pela covid-19.

“Eu fiquei com uma paralisia na face como sequelas da covid-19, e o médico pediu para investigar. Estava aguardando esse exame há 7 meses. Era muito importante para mim para saber o porquê dessa paralisia. Para nós que usamos o SUS é uma conquista sem tamanho”, comemorou a paciente.

O aparelho possui 16 canais, o que proporciona imagens nítidas e que permitem diagnósticos precoces. Cada exame tem duração média de apenas 5 minutos, o resultado com o laudo é entregue impresso ao paciente no prazo máximo de 5 dias úteis.

“Mais uma vez um momento histórico para a saúde de Macapá, saber que vamos dar mais um passo que vai auxiliar no diagnóstico dos nossos pacientes. Continuaremos avançando até termos fechado todos os passos para um parque de imaginologia completo, facilitando o diagnóstico para pessoas que estão investigando transtornos como o autismo ou doenças como o câncer”, explicou a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.

Assessoria de comunicação da PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *