Prefeitura de Macapá inicia calendário de vacinação contra HPV e meningite C

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou na segunda-feira, 2, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a vacinação contra o HPV e meningite C para os adolescentes na faixa etária de 12 e 13 anos. Este ano, o público masculino da mesma faixa etária também passa a ser inserido como público-alvo da vacinação em todo o Brasil.

Em 2016, aproximadamente 5 mil meninas foram vacinadas contra a doença em todo o município de Macapá. Para este ano, estão sendo disponibilizadas 2.430 doses contra o HPV para a imunização do público masculino e 3.350 doses contra a meningite C para ambos os sexos. Em 2017, o principal foco, além de continuar a vacinação das meninas, é conseguir imunizar o maior número possível de meninos nessa faixa etária, de 12 e 13 anos, aumentando a taxa de imunização e proteção desses jovens contra essas doenças em todo o município.

“Assim que iniciar o ano letivo de 2017, a Coordenação Municipal de Imunização, juntamente com as equipes do Programa Saúde na Escola, deverá iniciar a vacinação destes adolescentes dentro das escolas”, informa a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária. As vacinas estão sendo disponibilizadas nas UBS’s de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ter acesso à vacina, o adolescente deverá, acompanhado dos pais ou responsáveis, procurar a unidade básica munido do seu cartão de vacina.

Papiloma Vírus Humano (HPV)

É o principal responsável pelos casos de câncer do colo do útero e verrugas genitais, e a terceira causa de morte de mulheres em todo o Brasil. Na capital, as UBS’s disponibilizam para a população as duas doses da vacina quadrivalente contra o HPV. Ela é destinada a meninas entre 9 e 13 anos, e partir de 2017 passará a ser administrada também em meninos de 12 e 13 anos. Protege contra quatro subtipos do vírus HPV, classificados como subtipos 6, 11, 16 e 18, sendo os subtipos 16 e 18 responsáveis pela maioria dos casos de câncer do colo do útero e os subtipos 6 e 11 por cerca de 90% das verrugas genitais.

O Ministério da Saúde também incluiu no grupo-alvo da vacinação as mulheres de 9 a 26 anos que têm HIV, pois são mais suscetíveis a complicações decorrentes do HPV.

Meningite C

É um tipo de meningite bacteriana, caracterizada pela inflamação das meninges e pode deixar sequelas ou levar à morte, se o tratamento não for iniciado prontamente. A doença pode atingir indivíduos de todas as idades e tem como sintomas febre alta; rigidez na nuca, que gera dificuldade de encostar o queixo no peito; dor de cabeça; manchas de pele grandes ou pequenas; confusão mental; dor de garganta; vômitos; náuseas; sonolência; dificuldade para acordar; irritação; cansaço e falta de apetite.

Karla Marques/Asscom Semsa
Fotos: Max renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *