Prefeitura de Macapá inicia campanha de vacinação contra gripe

tumblr_lzvqyc5LH21rpgnqzo1_400

A Prefeitura de Macapá inicia na próxima segunda-feira, 4 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, a vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe. A estimativa é que sejam imunizadas 88% das pessoas que compõem o grupo prioritário da campanha. Bebês a partir dos seis meses, crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde são o público-alvo da vacinação, que termina no dia 22 de maio.

Além da imunização contra a Gripe A H1N1, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus Influenza: A (H3N2) e B. “É muito importante que o público-alvo vá até uma unidade de saúde para realizar a imunização. A vacina é segura, não apresenta reações adversas, além de ser a forma mais eficaz para a prevenção da gripe”, ressaltou a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

No sábado, 9 de maio, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no bairro Infraero II, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá realizar o “Dia D” de mobilização. Além da vacinação, haverá uma programação voltada para a saúde da pessoa idosa, com diversas atividades direcionadas. Durante a campanha, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar dodownload (2)cumentos, como laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber vacina.

A vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada a pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contatos: 9 8135-6508 e 9 8802-8647

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *