Prefeitura de Macapá inicia limpeza e desobstrução da Bacia das Pedrinhas

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, acompanhou, na manhã de sábado (13), os serviços de limpeza e desobstrução da bacia das Pedrinhas, na Zona Sul de Macapá. A ação faz parte do Plano de Atendimento Emergencial (PAE), criado para minimizar os impactos e prejuízos causados pelas chuvas do inverno amazônico na capital.

“Hoje iniciamos, efetivamente, o nosso plano de ação, que tem como objetivo combater alagamentos e minimizar os transtornos e danos causados pela obstrução, principalmente quando a maré alta coincide com as chuvas fortes. Além disso, esperamos contar com o apoio da população para que ajude o trabalho da prefeitura e colabore não jogando lixo nos canais e nem começando lixeiras irregulares”, ressaltou o chefe do executivo Municipal.

Os serviços estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. Cerca de 80 homens, divididos em várias equipes, estão trabalhando na roçagem mecanizada, capina manual, desobstrução do leito do canal e remoção de lixo e entulho. Durante os trabalhos, as equipes terão o auxílio de máquinas retroescavadeiras, caçambas, escavadeiras e hidro jatos.

Esta frente de trabalho foi mobilizada após a prefeitura retomar, no início de fevereiro, 100% do contrato dos serviços de limpeza e desobstrução de canais. A ordem de serviço já foi dada, e de acordo com o planejamento, o reforço nas equipes nas ruas deve chegar a 264 homens.

O secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias, explicou que a Bacia das Pedrinhas está com o escoamento de água obstruído, além disso, apresenta uma grande vegetação. “Isso compromete todo o sistema de drenagem e dificulta a vazão da água o que resulta nos alagamentos. Nossa equipe está trabalhando para concluir a limpeza e desobstrução dessa bacia em torno de 20 dias”, concluiu o secretário.

Mônica Silva
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *