Prefeitura de Macapá inicia obras do maior Plano de Mobilidade Urbana da capital amapaense

A Prefeitura de Macapá lançou neste sábado, 23, a maior obra de mobilidade urbana da capital, na zona sul da cidade, que possibilitará a melhor trafegabilidade de veículos, ciclistas e pedestres, sendo a primeira de estruturação do novo sistema de mobilidade urbana da cidade. Os serviços iniciaram na Rua Claudomiro de Moraes, principal eixo de ligação entre Centro e zona sul do município. A articulação do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, foi decisiva para a liberação do financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A obra totaliza nesta primeira etapa o valor de R$ 43.098.905,98, mais contrapartida do Município, de R$ 6 milhões.

Segundo o prefeito Clécio Luís, a obra é para toda cidade e ficará marcada como uma das grandes e maiores de mobilidade urbana da capital. “Quero agradecer ao senador Davi, que foi decisivo na liberação dos recursos da agência financiadora, que é a Caixa; aos senadores Randolfe Rodrigues e Lucas Barreto, que foram também fundamentais. Esse eixo contará com drenagem profunda, iluminação, canteiro ecológico horizontal, será uma obra completa. Além disso, a Claudomiro de Moraes será grande eixo de mobilidade urbana de Macapá, uma verdadeira transformação com seis grandes eixos de corredores para o transporte coletivo”.

“Todas as vias receberão calçadas padronizadas, drenagem profunda e superficial, meio-fio. Desde 2013, a gestão trabalha para a execução desse projeto. O plano de mobilidade irá melhorar a trafegabilidade de nossa população. Nos seis eixos serão investidos 131 milhões de reais. A prefeitura entrará com 19 milhões de reais de contrapartida. Desse montante, na primeira etapa, serão 43 milhões de reais e 6 milhões de reais de contrapartida da prefeitura”, explicou o prefeito Clécio.

Ele ressaltou ainda os investimentos para a zona sul da cidade. “Essa região da cidade tem reformas de quatro UBS’s e mais uma em andamento, nova Feira Maluca, Creche Tia Chiquinha, muitas dessas obras com emendas do senador Randolfe Rodrigues. Temos ainda os residenciais São José e Açucena, construção de passarelas de concreto e madeira, Centro Profissionalizante e agora esse grande eixo de mobilidade urbana”, disse.

O senador Davi Alcolumbre destacou que a unidade política das conquistas está fazendo a diferença. “Agradecer a toda equipe da prefeitura, que é totalmente empenhada e comprometida com os projetos. Quero agradecer essa conquista também aos vereadores, pois esse empréstimo passou pela aprovação da câmara. Fico muito feliz em ajudar o nosso estado. Macapá, nosso apoio tem sido incondicional. Mesmo neste momento de crise, estamos conseguido nos destacar. O Amapá tem avançado e todas as prefeituras estão sendo atendidas com o nosso apoio em Brasília. Fico muito feliz da nossa capital estar sendo beneficiada com nosso esforço, e somado ao esforço do prefeito Clécio, que tem colaborado. Temos crescido e feito muita coisa”, comemorou.

A obra está dividida em seis eixos. Nesta primeira etapa, os trabalhos serão executados na Rua Claudomiro de Moraes, abrangendo as vias 13 de Setembro, Clodovio Coelho, Santos Dumont e Hildemar Maia, que receberão serviços de pavimentação, calçadas, sinalização, drenagem, ciclovia, paisagismo, ciclofaixa, iluminação e abrigo de passageiros.

A presidente da Associação dos Moradores do Congós, Mara Menescal, em seu pronunciamento, agradeceu. “Estamos muito felizes, é uma grande obra para todos nós. Só temos a agradecer. A zona sul terá mais um investimento que beneficiará toda a população”. “O empenho é válido, a unidade do Senado, bancada federal, tem sido fundamental para avançarmos no Amapá. Feliz por poder estar junto e comemorar este momento”, pontuou o senador Lucas Barreto.

O trabalho de pavimentação ganhará um reforço com a tecnologia israelense, denominada Geogrelha, que tem como objetivo dar mais resistência à massa asfáltica. E o canteiro localizado na Rua Claudomiro de Moraes será transformado em um grande jardim, com a inclusão de ciclovias. O trabalho dá continuidade ao serviço de melhorias implantado na cidade pela prefeitura, entre elas a licitação inédita do transporte público, que irá selecionar empresas para concessão dos serviços do sistema de transporte coletivo urbano da capital.

Ao final, o prefeito e o senador Davi Alcolumbre andaram pela Claudomiro de Moraes para acompanhar o andamento da obra. Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Macapá, Marcelo Dias, acompanhado pelos vereadores Nelson Souza, Japão Baía, Cláudio Góes, Caetano Bentes, Rinaldo Martins, Diego Duarte e Odilson Nunes; o deputado estadual Paulo Lemos; deputado federal Acácio Favacho; presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, Michel Houat e os conselheiros do TCE, Amiraldo Favacho e Regildo Salomão; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Amapá, Clemilson Andrade, secretários municipais e sociedade civil.

Lilian Monteiro
Assessora de comunicação/PMM
Contatos: 98409-3733/ 98805-5931
Fotos: Max Renê e Gabriel Flores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *