Prefeitura de Macapá inicia sábado a vacinação contra Covid-19 de idosos a partir de 85 anos

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a vacinação de idosos contra a Covid-19 no próximo sábado, dia 13. O anúncio foi feito pelo prefeito Dr.Furlan e a secretária de saúde Karlene Lamberg, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (10). O primeiro grupo a ser vacinado será de pessoas com idade a partir de 85 anos.

Para Dr.Furlan, este é um momento de grande expectativa, mas que requer planejamento e calma. “Estamos trabalhando incansavelmente para entrar nesta próxima etapa do Plano Municipal de Vacinação com segurança e respeito pelos munícipes”, afirmou o prefeito.

No dia 13 de fevereiro, Dia D da Campanha para Idosos, as ações de vacinação serão realizadas simultaneamente em dois postos de drive-thru (Sambódromo e Praça do Barão) e em 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – UBS Cidade Nova, UBS Perpétuo Socorro, UBS Pacoval, UBS Novo Horizonte, UBS Brasil Novo, CEU das Artes zona norte, UBS São Pedro, UBS Fazendinha, UBS Pedrinhas, UBS Leozildo, UBS Congós, UBS Raimundo Hozanan, UBS Rosa Moita, UBS Marabaixo, UBS Coração, UBS Curiaú e UBS Ilha Redonda.

Serão disponibilizadas 3.203 doses da vacina CoronaVac. 600 doses em cada posto de drive-thru e 100 doses em cada UBS. 303 doses da vacina serão reservadas para idosos acamados, identificados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Sobre o Dia D

No sábado (13), os atendimentos de vacinação iniciam às 09h nos dois pontos de drive-thru, com encerramento previsto para às 17h, de acordo com a duração da remessa de doses disponíveis.

Nas Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde, o atendimento será de 8h às 12h e de 14h às 16h.

“Planejamos o dia D de vacinação para dar celeridade no início da imunização deste grupo, mas a vacina continuará disponível nas UBSs ao longo da semana. Ressaltamos que estas doses são destinadas às pessoas de 85 anos ou mais. Todos os idosos serão vacinados, na capital e nos distritos, não há necessidade de aglomeração, pedimos calma e ajuda da população nesse processo”, destacou Karlene Lamberg, secretária municipal de Saúde.

Para a vacinação, os idosos devem apresentar um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. Também é obrigatório que seja realizado o pré-cadastro no site da Prefeitura. Somente munícipes residentes em Macapá serão vacinados.

Pré-cadastro de idosos

A Semsa disponibilizou nesta quarta-feira (10) o aplicativo de pré-cadastro de idosos que receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

O link https://semsa-ap.web.app/#/cadastro pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Macapá, na aba do Portal Coronavírus. As informações fornecidas serão conferidas e confirmadas no ato da vacinação.

O pré-cadastro para os idosos com idade a partir de 85 anos é um critério indispensável para a vacinação. O acesso virtual é uma forma de facilitar o mapeamento do público-alvo e dar transparência aos órgãos de controle.

Para aqueles que não tiverem acesso à internet, o pré- cadastro poderá ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *