Prefeitura de Macapá instala placas solares na nova “Feira da 13”

Em breve, empreendedores da chamada “Feira da 13” ganharão um novo espaço, totalmente adequado para exercer suas atividades. A construção da nova feira está em fase final. São 56 boxes em concreto, com revestimento em cerâmica e balcão de porcelanato, contendo ainda pia em inox e energia renovável.

A “Feira da 13” está sendo construída pela Prefeitura de Macapá com recurso do Tesouro municipal e contou com o apoio do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, que fez a mediação com o Governo do Estado, que cedeu o terreno onde ficará localizada a feira, mantendo o endereço original da mesma, na Av. 13 de Setembro.

Pensando em um ambiente bonito e adequado para os trabalhadores, o Município executa a obra de um espaço autossustentável, pois a nova feira contará com energia solar fotovoltaica, que funciona com painéis solares que captam a luz e geram energia elétrica. Portanto, toda iluminação e energia de uso comum será proveniente de energia renovável.

“A feira está moderna, com iluminação solar, uma primeira experiência do Município com esse tipo de energia renovável. Tiraremos os feirantes do meio da rua e daremos um espaço digno para eles. É mais uma obra com significado especial. Sabemos da importância desses trabalhadores, homens e mulheres, que produzem os alimentos que consumimos. Ter um lugar desse adequado é dar dignidade para esses produtores e aos macapaenses que vêm à feira”, pondera o senador Davi Alcolumbre.

“O projeto foi pensado não apenas em um espaço para os feirantes, mas na sua funcionalidade, ambiente salubre, diferente do que vivem atualmente, tanto os empreendedores quanto os consumidores. Todos merecem um espaço adequado e higienizado. Além de um local adequado e com design contemporâneo, a feira será alimentada com energia solar, trazendo economia com despesas elétricas”, comenta o prefeito Clécio Luís.

Os 56 boxes foram construídos em alvenaria, o forro feito em madeira de lei (angelim pedra), telhas metálicas e calçada com acessibilidade. O espaço contará ainda com sala de administração, banheiros masculino e feminino, adaptados para pessoa com deficiência e sala para depósito.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Aline Brito
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *