Prefeitura de Macapá intensifica atendimentos na Carreta Saúde da Mulher

Durante o Outubro Rosa, a Prefeitura de Macapá intensifica todos os atendimentos voltados à saúde preventiva das mulheres. Além das programações desenvolvidas nas UBS’s, a Carreta Saúde da Mulher, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aumenta o número de atendimentos e inclui em seus serviços a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. Diariamente, são feitas consultas ginecológicas, ultrassonografias e coleta de PCCU.

Para fazer ultrassonografias da mama e transvaginal é preciso um pré-agendamento todas as segundas-feiras, das 7h30 às 8h30, onde os profissionais recebem os encaminhamentos e documentação necessária. Já as requisições de mamografia são feitas nas quartas-feiras, das 13h30 às 15h30. Para ambos os procedimentos, é necessário o encaminhamento do RG, CPF, cartão do SUS e no mínimo dois contatos telefônicos.

“Tanto as ultrassonografias quanto as requisições de mamografia são pré-agendadas conosco. Reunimos toda a documentação necessária e fazemos os encaminhamentos. Na mesma semana, essa mulher recebe um telefonema onde ela é informada sobre a data da realização do exame”, explica a coordenadora da Carreta Saúde da Mulher, Kelly Bittencourt.

Já as consultas ginecológicas acontecem de terça a sexta-feira, a partir das 7h30; nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras também ocorrem no turno da tarde, a partir das 13h30. As coletas de PCCU acontecem de segunda a sexta pela manhã e tarde. Para esses serviços são oferecidas 20 vagas por turno, não sendo necessário agendamento, pois o atendimento é feito por ordem de chegada.

Até o fim do mês, a carreta estará no 2º Batalhão de Polícia Militar Veiga Cabral, na BR-210, nº 216, no bairro Jardim Felicidade.

Carreta Saúde da Mulher

É mais um dispositivo para a prevenção da saúde da mulher, que atende de forma itinerante bairros e distritos de Macapá. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo consultas ginecológicas, exames de ultrassonografia e coleta de exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero e requisições de mamografia.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *