Prefeitura de Macapá intensifica limpeza de canais para evitar alagamentos no período chuvoso

A ação de limpeza e manutenção de canais executada pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, vem sendo intensificada em toda a capital nos últimos 15 dias. O objetivo é combater alagamentos e minimizar os transtornos e danos causados pela obstrução dos canais, principalmente quando a maré alta coincide com as chuvas fortes.

Nesta quinta-feira, 12, os serviços têm continuidade no canal do bairro Perpétuo Socorro e devem ser concluídos nos próximos 10 dias. As equipes trabalham na roçagem mecanizada, capina manual, desobstrução do leito do canal e remoção de lixo e entulho da produção resultante dos serviços. A ação, que acontece, em média, trimestralmente, pode ter o prazo antecipado em alguns canais, a depender do nível de obstrução, ocasionado pelo acúmulo de resíduos.

“A limpeza da cidade precisa contar com a participação efetiva da população, que, em hipótese alguma, deve depositar lixo em via pública e às margens ou dentro de canais. Esse tipo de atitude compromete todo o sistema de drenagem, dificultando a vazão da água e promovendo alagamentos”, mencionou o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Oliveira.

A Zeladoria estima remover cerca de 280 toneladas de lixo do canal do bairro Perpétuo Socorro. Após a conclusão dos trabalhos, de acordo com o cronograma, será a vez do canal do bairro Beirol receber manutenção.

Conscientização

A Prefeitura de Macapá faz um alerta aos munícipes para que se conscientizem e façam sua parte, não jogando lixos nas ruas, pois alguns desses materiais levam mais de 100 anos para entrar em decomposição. Com a água das chuvas, esses detritos são levados às galerias pluviais, bocas de lobo, rios e valas, o que acabam ocasionando as enchentes no Município.

“Intensificamos nossas ações de limpeza e percebemos que estamos tendo êxito, visto que não tivemos problemas com alagamentos na capital com as últimas chuvas. A prefeitura está fazendo a parte dela. Agora, a população precisa valorizar mais e fazer a sua parte, não jogando lixo em locais indevidos”, enfatizou o secretário.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Mônica Silva
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *