Prefeitura de Macapá lança 1º Censo LGBTQIA+ com o Projeto Diversidade na Rua

Censo busca o desenvolvimento de políticas públicas à população LGBTQIA+ com eficácia, eficiência e efetividade | Foto Adevaldo Cunha / PMM

A Coordenadoria de Políticas de Diversidade vai coordenar o primeiro censo demográfico municipal sobre dados populacionais da comunidade LGBTQIA+, com o objetivo de mapear as localidades e bairros da região urbana e rural, e identificar as necessidades dessa população. O lançamento do censo acontece no projeto Diversidade na Rua, que será realizado no dia 31 de março, no CEU das Artes do bairro Infraero 2, Zona Norte da capital, das 8h às 12h.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, informa que o intuito da Prefeitura de Macapá, por meio da SMDH e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação (Sempla), é fazer o levantamento de informações.

“Objetivo é levar cidadania para essa população, promover políticas públicas com eficácia, eficiência e efetividade, que perpassam pelo conhecimento dos anseios desse público em diversas esferas como saúde, educação, trabalho, renda, segurança pública, entre outras áreas”, explica o gestor.

De acordo com o coordenador municipal de Políticas de Diversidade, Edem Jardim, serão realizadas pesquisas de campo quantitativas e qualitativas, que busquem identificar as necessidades da população LGBTQIA+.

“Precisamos conhecer mais o nosso público, se estão empregados, se já sofreram algum tipo de violência como lgbtfobia, se estão estudando, ou seja, é somente por meio das pesquisas que nós podemos mensurar a realidade da população para que sejam desenvolvidas e executadas as políticas públicas”, destacou o coordenador.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação, Fernanda Cabral, informou que será disponibilizado um link através do Portal da Prefeitura da Macapá, contendo questionários referentes as pesquisas qualitativas e quantitativas para filtrar o recenseamento demográfico. O link do censo estará disponível a partir do dia 31 de março. O processo de colhimento de informações encerra no mês de outubro deste ano.

Ascom PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *