Prefeitura de Macapá lança cartilha virtual sobre prevenção das principais doenças que podem atingir a visão

A cartilha virtual poderá ser acessada através do link na matéria | Foto: Renato Costa/Semsa

Marcado pelo dia 10 de julho, o Dia Mundial da Saúde Ocular, busca alertar a população para prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares. Dessa forma, a Prefeitura de Macapá lança a cartilha virtual ‘Saúde Ocular’. O objetivo é facilitar o acesso à informação e mostrar que a maioria das doenças que atingem a visão podem ser evitadas.

“Na saúde, buscamos sempre trabalhar com a prevenção e é necessário conduzir as pessoas para que tenham hábito de ir em busca do atendimento médico. Por isso, iniciativas simples como o lançamento da cartilha ajudam na disseminação da informação, visto que o material traz uma gama de cuidados com a saúde ocular”, aponta a diretora do departamento Equidade no Cuidado, Tatiane Flexa.

A cartilha trata principalmente dos tipos de doenças mais comuns, com informações sobre prevenção, causas, tratamento e sintomas.

“O material possui informações simples, mas que passa despercebido por parte das pessoas. Por exemplo, um hábito alimentar saudável influencia na boa saúde dos olhos. Já a ingestão de vegetais verdes escuros, fornece vitamina para a retina e ajuda na prevenção de doenças como catarata e degeneração macular”, acrescenta a diretora.

Em Macapá, a rede municipal de saúde oferta a consulta oftalmológica no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes. Para ser atendido, é necessário buscar encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Ana Cleide Torres
Secretaria Municipal de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *