Prefeitura de Macapá lança Disk Mosquito para combate ao Aedes aegypti

12592698_555709224596153_6014293204846294346_n

Para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Macapá lança o “Disk Mosquito” – um canal direto para que a população possa informar possíveis criadouros, casos da doença e solicitar a visita de um agente de endemias. O serviço é um aliado da prefeitura para a diminuição dos índices de infestação, garantindo ao denunciante a checagem da informação e o combate pelos agentes de endemias aos focos do transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

A população pode ligar para o “Disk Mosquito” no número 99121-1641 de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O serviço funciona da seguinte forma: após receber a chamada, a equipe de atendimento direciona a denúncia para o supervisor de campo, que identifica a área onde o foco do mosquito tem que ser combatido. Segundo o diretor da Vigilância Ambiental de Macapá, Josean Silva, com a colaboração da população, o combate ao mosquito será feito de forma rápida e eficaz.

“Assim que recebemos a denúncia, um agente é deslocado para localizar a residência objeto da denúncia, ele então colhe o material para análise, aplica o larvicida, orienta o morador sobre os cuidados necessários para manter o ambiente livre de focos e assim combate a proliferação do mosquito de forma direta e minuciosa”, explica Josean.

De acordo com o diretor, os últimos Levantamentos de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apontam o lixo doméstico e resíduos sólidos como principais locais de infestação do mosquito. “Nossos estudos revelam que o Aedes vive e se reproduz dentro das nossas casas. Com isso, colocamos todos os mecanismos possíveis para o combate ao mosquito e o disk denúncia é mais uma forma de prevenir que ele nasça”.

Jamile Moreira/Asscom Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *