Prefeitura de Macapá lança programação oficial do Macapá Verão 2022

Lançamento do Macapá Verão | Foto: Abel Neto/PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, lançou nesta segunda-feira (27), a programação cultural e esportiva do Macapá Verão 2022, evento tradicional que envolve no mês de férias, nos principais balneários, distritos e pontos turísticos da capital. A abertura será na sexta-feira, 1º de julho, com o Luau da Cidade na Fazendinha.

Segundo o prefeito, Dr. Furlan, a iniciativa tem por objetivo proporcionar uma grande programação artística e cultural para os macapaenses.

“Esse será o maior Macapá Verão de todos os tempos. Os macapaenses terão várias formas de aproveitar as férias. Nossas ações contemplam vários grupos, desde o segmento gospel ao tradicional bloco de carnaval ‘A Banda’. Além da programação cultural, o setor da economia será bastante beneficiado”, ressalta.

O lançamento da programação, que aconteceu na pracinha da Prefeitura de Macapá, contou com a apresentação dos artistas Nivito Guedes e Zé Miguel, que animaram o público presente interpretando a Música Popular Amapaense (MPA).

Os eventos deste ano marcam o retorno do Macapá Verão no formato presencial, após dois anos de pandemia, com a proposta de valorizar e fomentar diversos setores, com ações de acesso gratuito à população.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida, a extensa programação do evento abrange diversos segmentos e movimenta a economia local.

“A programação do evento foi pensada, principalmente, na integração entre pessoas de diversos segmentos da sociedade e, como forma do macapaense sentir pertencimento com as atrações artísticas culturais. É um empenho muito grande para garantir lazer, diversão, acessibilidade e geração de renda”, explica.

Prefeito, Dr. Furlan, lançou a programação do Macapá Verão | Foto: Abel Neto/PMM

Fomento
A programação foi idealizada visando fomento à economia local, beneficiando principalmente profissionais que atuam em bares e restaurantes, além de empreendedores e vendedores ambulantes. O evento ainda incentiva o turismo e funcionará como vitrine para o setor artístico e cultural em âmbito local e nacional.

Atrações
As atrações musicais abrangem desde a Música Popular Amapaense ao axé, proporcionando expressões culturais para todos os públicos. O Samba no Mercado Central irá preencher todas as noites de sexta-feira do mês de julho. Às quartas e sábados contarão com o Luau da Cidade, trazendo mistura de ritmos e programações voltadas a todas as culturas. O Dia Mundial do Rock também tem presença garantida.

As atrações nacionais são variadas, com o arrocha da dupla Beto e Naldo, o pagode com o grupo Jeito Inocente, o melody com a aparelhagem Crocodillo, o gospel com a cantora Aline Barros, além do sertanejo de Tierry e o axé com Durval Lélys.

Capital e distritos
Os eventos culturais e esportivos contemplarão tanto os moradores da sede da capital quanto de comunidades do interior, com atividades desenvolvidas na orla do Araxá, Beira Rio, Jandiá e Fazendinha, além do Bioparque da Amazônia.

Para esse ano, as novidades para os distritos são as trilhas aquáticas e o triatlo amazônico. Haverá programação no arquipélago do Bailique e nos distritos de Santo Antônio da Pedreira, Carmo do Maruanum, Pacuí e Tracajatuba.

Tradicional A Banda vai encerrar a programação de verão de Macapá | Foto: Arquivo PMM

Esporte e lazer
A programação desportiva está recheada, com competições e atividades nos balneários da cidade e distritos. As modalidades são variadas, como voleibol e futebol de areia, travinha, basquete 3×3, skate, supino, Stand Up Paddle, futevôlei, kitesurf, jogos de salão e brincadeiras tradicionais. Haverá ainda o Queimadão da Paz, Festival de Pipas, a corrida de rua Macapá Verão, competição de natação em águas abertas e oficinas de atividades circenses.

Tradição
Além das novidades, as clássicas atrações estão de volta. Dentro do calendário desta edição, está prevista a escolha da nova ‘Musa Verão’, a mais bela mulher do verão macapaense. Haverá ainda o concurso do ‘Melhor Camarão no Bafo’ do balneário da Fazendinha, prato típico da culinária da capital.

Marcha para Jesus
Pela primeira vez, a ‘Marcha para Jesus’ fará parte da programação do Macapá Verão. Serão realizados momentos de louvores, intercessões, shows de artistas locais e nacionais. Compondo a programação nacional, a cantora gospel Aline Barros participa do evento.

A Banda
O tradicional bloco ‘A Banda’ retorna às ruas com carnaval fora de época para encerrar o Macapá Verão 2022. Neste ano, o cortejo terá uma estrutura maior, com trios elétricos espalhados pelo percurso e o desfile de 12 bonecos gigantes.

Balneário da Fazendinha terá shows nacionais | Foto: Arquivo PMM

Força-tarefa
Todos os balneários e locais em que a programação será realizada, receberam serviços de limpeza e reparos das secretarias municipais de Zeladoria Urbana, Iluminação Pública (Semip), Meio Ambiente e Postura Urbana (Semam) e de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

O Macapá Verão 2022 ainda conta com a mobilização da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e dos institutos municipais de Turismo (MacapaTur) e de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Bioparque da Amazônia, além da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) e Secretarias municipais de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) e de Direitos Humanos (SemDH).

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) fará a organização e controle do tráfego no entorno dos locais onde haverá programação. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforçará as equipes das Unidades Básicas de Saúde de urgência e emergência e das unidades móveis durante as atividades.

A segurança será feita pela corporação da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) e do Governo do Estado do Amapá, por meio da Polícia Militar e demais órgãos da segurança pública.

Alunos das escolas da rede municipal de ensino também terão uma programação recreativa especial nos dias 9, 16, 23 e 30 de julho, com atividades no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) das Artes da Zona Sul; na Arena Paulinho Tupinambá, na Praça Chico Noé; na Arena Francisco Jorge Pantojo Cardoso, no bairro Muva e na Escola Hildemar Maia, nos horários das 8h às 10h.

Ascom PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *