Prefeitura de Macapá oferta atendimento fisioterapêutico e psicológico para pacientes pós Covid-19 com dificuldades respiratórias

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) está ofertando atendimento psicológico e fisioterapêutico para pacientes pós Covid-19 que ainda apresentam dificuldades respiratórias. Para solicitar o atendimento, é recomendado que os pacientes tenham encaminhamento médico e façam o agendamento pelo número (96) 98802 – 8388, em horário comercial.

Os atendimentos ocorrem desde o início de julho. Desde então, já foram atendidas mais de 60 pessoas entre homens e mulheres com dificuldades respiratórias. A jovem Melina Dias, 28 anos, foi ao Centro buscar ajuda para o cansaço excessivo que sentia após o período de transmissão da Covid-19. “Fiz um tratamento de quase um mês, principalmente respiratório, e melhorou muito. Agora, o cansaço diminuiu e estou fazendo uma reavaliação hoje para saber se continuo ou não”, comentou a jovem.

As especialidades ofertadas buscam contribuir na recuperação dos pacientes que tiveram a Covid-19 em estágio mais grave, além de ajudar na capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença e também no apoio psicológico de quem precisou ficar totalmente isolado da família. “O trabalho inicial é na reabilitação para pacientes curados de Covid-19. O atendimento é voltado para exercícios pulmonares, respiratórios e cardiorrespiratórios. Usamos os equipamentos do Centro e o tratamento pode durar até meses”, explica a fisioterapeuta do CER, Dra. Patrícia Gazel.

O Centro funciona desde 2018 com atendimentos para reabilitação física, intelectual e visual, com a capacidade mensal para mil atendimentos. O espaço conta também com equipe de médicos, fonoaudiólogos, oftalmologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, gastroenterologista, gastropediatra, neurologista e ortopedista.

“Todos os pacientes que tiveram Covid-19 foram internados e ainda sofrem com sequelas respiratórias podem vim fazer atendimento no Centro. Nós estamos fazendo agendamento e seguimos o protocolo de segurança e mantemos o distanciamento social”, destacou a diretora do CER, Rielly Macedo.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cássia Lima
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *