Prefeitura de Macapá oferta pré-natal odontológico em todas as unidades de saúde da capital

Equipe de saúde bucal da Prefeitura de Macapá em atendimento | Foto: Abel Neto/PMM

A Prefeitura de Macapá está ofertando o pré-natal odontológico em todas as suas Unidades de Saúde, com o objetivo de promover maior atenção ao estado de saúde bucal das gestantes, evitando o agravamento de problemas já instalados, além de prevenir o surgimento de outras doenças.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), assim como o acompanhamento com o obstetra é indispensável, as visitas regulares ao dentista também são de suma importância durante a gravidez. Isso porque a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê.

“A necessidade do pré-natal para as gestantes é tão importante quanto a realização de exames de sangue e de imagem, controle do peso, e outros procedimentos. É o pré-natal odontológico que oferece orientações, assistência preventiva e curativa”, destacou a Responsável Técnica da Unidade Básica de Saúde (UBS) Infraero 1, Regilene Barreto.

Edilaine Alves em consulta do pré-natal odontológico | Foto: Abel Neto/PMM

Segundo as diretrizes da área, o período mais indicado para o tratamento odontológico é durante o segundo trimestre da gestação. No entanto, se a gestante necessitar de tratamento de urgência e emergência durante qualquer período, o atendimento seguro deve ser realizado pelo dentista.

“Esses atendimentos dentro do pré-natal são muito bons pra mim que estou grávida, pois facilita o meu acesso ao dentista, sem ter que ficar pegando fila e marcar consulta. Acabei de chegar no posto e já fui atendida”, comenta a paciente Edilaine Alves, de 26 anos.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Erica Aymoré, garantir o direito à saúde para a mulher é um desafio que vem sendo enfrentado por meio da implantação de mais políticas públicas que permitam aprimorar a capacidade de atendimento da população.

“Os odontológicos das mulheres, principalmente durante a gestação, tem sido um dos setores em que temos avançado. Parabenizamos e reconhecemos o esforço das equipes. Seguiremos em frente, em busca de maiores avanços”, conclui Erica Aymore, titular da Semsa.

Ascom da Secretaria Municipal de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *