Prefeitura de Macapá promove curso para gestantes na UBS Rubim Aronovitch

pmm1
A gravidez é um momento de alterações físicas e emocionais em que a gestante confronta o medo e as expectativas de se tornar mãe. Para diminuir um pouco dessa ansiedade, a Prefeitura de Macapá promoveu nesta terça-feira, 15, na Unidade Básica de Saúde Rubim Aronovitch, o primeiro curso de gestantes para orientar, informar e esclarecer às futuras mamães a importância dos cuidados gerais ligados à maternidade antes e após o parto.

Por meio de palestras e aulas práticas, foram abordados temas como os mitos e verdades sobre o parto normal e a cesariana, boas práticas do parto; a hora de ir para a maternidade; cuidados com o recém-nascido; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. “Algumas gestações são planejadas, outras não. Mas, em qualquer caso é frequente surgirem para os futuros pais sentimentos contraditórios com momentos de aceitação, alegria e felicidade, e outros de medo, angústia e rejeição. Por isso a importância desse momento de esclarecimento e disseminação de saberes”, comentou a diretora da UBS, Tânia Soares.

pmm11Mayara Suelen é mãe de primeira viagem e realiza o pré-natal na UBS Rubim. No sexto mês de gestação, ela aproveitou para esclarecer as dúvidas desse processo que é compreendido pela sequência de adaptações ocorridas no corpo da mulher a partir da fertilização. “Eu acho muito importante porque é uma vida que a gente traz ao mundo e requer muita responsabilidade. Temos que ter cuidado com a nossa saúde e do bebê, eu sou muito atenta a isso. É minha primeira gestação e me preocupo em fazer tudo de acordo com as orientações que recebo no pré-natal”.

Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferece em todas as unidades básicas acompanhamento de pré-natal. A partir do momento em que a mulher apresenta atraso menstrual de 15 dias ela pode procurar uma UBS e solicitar o teste rápido de gravidez. Com a gestação confirmada, a equipe de enfermagem agenda a primeira consulta, onde os primeiros exames são solicitados e realizados.

Jamile Moreira/Asscom Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *