Prefeitura de Macapá realiza agenda de agricultura e empreendedorismo no distrito do Bailique

Trabalhadores locais também serão cadastrados no projeto ‘Identidade do Agricultor’| Foto: Rogério Lameira/PMM

Equipes da Prefeitura de Macapá embarcam nesta quinta-feira (19) para o distrito do Bailique, onde cumprirão agenda voltada ao fomento da agricultura e empreendedorismo na região. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e segue até o próximo domingo (22), com o objetivo de levar políticas públicas até os moradores do arquipélago.

Durante a visita, 600 mudas de açaí serão doadas a produtores da região através do projeto “Mais Açaí Macapá”, que incentiva o crescimento da produção e oferta comercial do fruto, além de dispor de suporte técnico para os profissionais da área. Em abril, outras 600 mudas foram doadas na comunidade Lontra da Pedreira.

O Município também fará parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Amapá na comunidade Limão do Curuá, para dar apoio ao movimento de 70 mulheres que fazem a extração artesanal do óleo de pracaxi, produto utilizado pelas indústrias de cosméticos e fármacos.

Além disso, os trabalhadores locais também serão cadastrados no projeto “Identidade do Agricultor”, que apoia a escoação de produtos locais. O objetivo é coletar dados para organizar uma edição da Feira Agricultura e Arte no segundo semestre deste ano, somente com os profissionais do distrito do Bailique.

Outro objetivo da viagem é realizar visitas técnicas para o futuro manejo florestal de um açaizal, com aplicações de técnicas mais avançadas do mercado, melhorando a produção local de açaí. As sementes do fruto da região também serão trazidas para a capital para a realização de análise.

A agenda ainda colocará em prática o projeto “Bailique Agro: Conectado às Riquezas da Amazônia”, que visa realizar o escoamento da produção das ilhas para Macapá, através da embarcação Comandante Abemor Coutinho, que foi reformada pela Prefeitura de Macapá e está em processo de regulamentação.

“Toda a nossa agenda é voltada para incentivar o negócio dos pequenos empreendedores do arquipélago do Bailique. Visitaremos diversas localidades levando nossas ações e políticas públicas. Com certeza, haverá um resultado positivo”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa.

Joyce Batista
Secretaria Municipal de Agricultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *