Prefeitura de Macapá realiza pagamento do projeto “Costurando Vidas”

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última sexta-feira, 26, o pagamento das 33 participantes do projeto “Costurando Vidas”. Criado neste momento de pandemia pela Prefeitura de Macapá, o projeto é destinado ao chamamento público de costureiras para a aquisição máscaras caseiras, para serem distribuídas à população em situação de vulnerabilidade social e econômica, e entre os servidores públicos das áreas administrativas dos órgãos municipais da administração direta e indireta.

O projeto habilitou inicialmente 77 participantes, das quais apenas 53 assinaram contratos. Das 53 costureiras contratadas, 20 ainda estão em fase de abertura de conta para que o pagamento seja efetuado. “Algumas participantes tiveram problemas com os dados bancários repassados, com a apresentação de conta poupança, ou o cadastro de conta de terceiros, o que impossibilitou o pagamento no dia de hoje. Mas nós já contatamos o banco e solicitamos a abertura de conta para que possam receber esses pagamentos. Assim que as contas forem abertas, serão feitos os pagamentos”, informou a secretária de Saúde de Macapá, Gisela Cezimbra.

O edital do projeto foi realizado por meio de credenciamento, com inscrições no período de 28 a 30 de abril de 2020. O “Costurando Vidas”, além de proteger as pessoas da contaminação da Covid-19, gerou emprego e renda para as costureiras e empreendedores. Foram adquiridas dessas empreendedoras 75.626 máscaras, que já foram distribuídas à população.

Já foram contemplados com a distribuição de máscaras do projeto moradores do arquipélago do Bailique, feirantes e populares na 13 de Setembro, Feira Maluca (Buritizal), Feira do Caranguejo (Centro), bairro Santa Inês, Associação de Doadores Voluntários de Sangue do Amapá, residenciais Mucajá e Macapaba. Foram distribuídas máscaras do projeto também nas ações de barreira durante o Lockdown e nos distritos por onde a Carreta da Saúde vem fazendo atendimentos.

O “Costurando Vidas” tem como objetivo evitar o contágio e a proliferação do Coronavírus no município de Macapá, obedecendo ao Decreto 1.880/2020, onde estabelece o uso obrigatório de máscaras de proteção. Medidas como a higienização contínua das mãos com álcool em gel ou água e sabão, e o distanciamento social, e evitar aglomerações também são fatores importantes na prevenção da Covid-19.

Secretaria de Comunicação
Karla Marques
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *