Prefeitura de Macapá realiza Semana Nacional do Trânsito

A Campanha ocorre anualmente no período de 18 a 25 de setembro e este ano traz o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, com foco à vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência. Para abordar o tema, a Prefeitura de Macapá, por meio da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac), em parceria com o Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) realizam, no próximo dia 23, blitz educativa, com distribuição de máscaras e adesivos com slogan da campanha.

A prefeitura também lançará vídeo educativo sobre o tema, que deverá ser divulgado nas redes oficiais do Município. Segundo a presidente da CTMac, major Selma Miranda, a Semana Nacional de Trânsito é um meio de incentivar um comportamento seguro e responsável de todos os envolvidos no trânsito. “O envolvimento da população é fundamental, tanto nas ações quanto na mudança de comportamento e atitudes, tendo empatia e colocando-se no lugar do outro, e isso se reflete em um trânsito mais seguro”, destacou a presidente.

De acordo com o diretor de Trânsito, Manoel Filho, nos últimos três anos houve redução de 58% de acidentes fatais em Macapá. Esses dados são resultados de ações implantadas pela gestão, como a melhoria na sinalização vertical e horizontal, instalação do Centro de Controle de Operações “Vias do Futuro”, com o monitoramento via câmeras instaladas em áreas estratégicas da cidade, entre outros projetos como a “Onda Verde” e o trabalho de educação no trânsito desenvolvido pela equipe de arte-educadores da CTMac.

“Essa redução positiva é resultado da soma da implantação desses projetos e do trabalho intenso de educação no trânsito. Tudo isso se reflete ao trabalho da prefeitura na conscientização de um trânsito mais seguro, acessível e sinalizado”, explicou Manoel.

Vias do Futuro

O Centro de Controle de Operações funciona na CTMac. O espaço possui 22 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos de grande fluxo distintos da cidade. Elas monitoram em tempo real, durante 24 horas, os cruzamentos de ruas e avenidas de Macapá. As câmeras possuem ângulo de 360 graus e visibilidade e nitidez de até 500 metros para identificar placas de veículos e irregularidades adversas.

Onda verde

O sistema inteligente controla o sincronismo dos semáforos, a chamada “Onda Verde”, permite que motorista saia de um cruzamento em uma avenida e, na medida em que se aproxima de outro, o semáforo abra. O fenômeno se repete nos demais cruzamentos, permitindo que os veículos façam grande parte do trecho com “Onda Verde”, sem ter que parar, considerando-se uma velocidade razoável.

Atualmente, existem em Macapá 124 semáforos ativos, 20 câmeras com movimento panorâmico, duas com imagem fixa, que fazem leituras das placas, além da sinalização vertical.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Amelline Borges
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *