Prefeitura de Macapá segue com testagem em massa para assintomáticos

A Prefeitura de Macapá dá continuidade à testagem em massa da população para assintomáticos, com três pontos de testagem nesta semana. O serviço está sendo ofertado no Laboratório Covid, na Avenida FAB, de segunda a sábado, das 7h às 19h; no laboratório móvel da Carreta da Saúde, na praça da rodovia do Curiaú, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e nas vans, localizadas na Rua Salgado Filho, atrás da Escola Coaracy Nunes, no Centro. Com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O atendimento é exclusivo para pessoas que não possuem sintomas da Covid-19. Esse serviço é uma forma de ampliar ainda mais a testagem na população. Para fazer a testagem, é necessário apenas um documento oficial com foto. O exame, que está sendo ofertado no laboratório, é teste rápido para a detecção do IGM e IGG.

Para os casos de pacientes positivos, os dados são cruzados com as informações do e-SUS e encaminhados para o exame sorológico. Se o paciente já apresentou os sintomas há mais de 15 dias, o caso é de vírus residual, ou seja, uma infecção tardia. Para os casos de pacientes que não passaram pelas UBS’s, o exame sorológico que vai dizer se a infecção é aguda e o paciente ainda está em fase de transmissão.

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que apresentam sintomas da doença devem procurar uma das três unidades de saúde de referência no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 (Lélio Silva, Álvaro Correa e Santa Inês), para que seja avaliado pelo médico.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Karla Marques
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *