Prefeitura de Macapá segue protocolo terapêutico para atendimento de crianças suspeitas de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Macapá segue o protocolo terapêutico para atendimento de crianças suspeitas de Covid-19. O protocolo funciona desde junho em unidades de saúde vocacionadas para o atendimento de crianças com sinais e sintomas da doença. Ao todo, já foram atendidas 329 com casos confirmados e suspeitos do novo Coronavírus.

O protocolo instituído é praticado por médicos, técnicos e enfermeiros, conforme análise clínica dos pacientes. Em seguida é recomendado exames e medicamentos com doses reajustadas para a idade e peso do paciente. Na maioria dos casos, as crianças apresentam sintomas brandos da doença. Além do protocolo, a Secretaria de Saúde avalia a escolha de uma unidade de referência para atendimento de crianças suspeitas da doença.

De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica de Macapá, desde a notificação do primeiro caso suspeito de Covid-19 na capital, já decorreram 103 dias e foram realizadas 28.790 notificações, entre casos suspeitos, confirmados e descartados. Deste total, apenas 329 casos eram de crianças, ou seja, 1,4%.

“Isso significa que atendemos em média 3 casos por dia de crianças suspeitas de Covid-19 nas unidades vocacionadas. Se nós levarmos em consideração os casos de subnotificação em 500%, teremos o dado de 3,22%. Isso corresponde a 16 crianças por dia atendidas nas UBS’s. Esse ainda é um número baixo que conseguimos atender satisfatoriamente em nossas unidades”, destaca a secretária de Saúde de Macapá, Gisela Cezimbra.

Os números da vigilância mostram que, do total de crianças atendidas, 11 delas positivaram para a doença, 47 tiveram os exames descartados e outros 271 casos são considerados suspeitos e em análise da doença.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cássia Lima
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *