Prefeitura de Pedra Branca do Amapari oferece tomografia no auxílio ao diagnóstico de casos suspeitos de COVID-19

Entre as medidas de combate à doença Covid-19, em Pedra Branca do Amapari, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o exame de tomografia aos pacientes pelo Centro de Referência ao Coronavírus do município. A tomografia computadorizada do tórax é realizada no Centro de Especialidades e Diagnóstico, inaugurado no ano passado.

A rotina de atendimento começa quando o paciente chega ao Centro de Referência com sintomas acentuados de coronavírus. Após exame clínico, se o paciente for classificado como suspeito, é encaminhado para a realização da tomografia do tórax e seu exame é avaliado imediatamente.

Apesar da confirmação diagnóstica vir apenas pelo exame laboratorial, as informações radiológicas podem contribuir para a conduta do médico no atendimento ao paciente, aumentando a eficiência e resolutividade dos casos. “Os pacientes com suspeita de COVID-19 desenvolvem uma infecção viral no pulmão que é característica, quando a checagem pela tomografia aponta como suspeita, há uma grande chance de haver infecção pelo coronavírus. A utilização da tomografia foi uma solução proativa para garantir as medidas de isolamento enquanto não há confirmação do diagnóstico”, comentou a secretária municipal de Saúde, Cláudia Pimentel.

A titular da Semsa ressalta que ainda que seja verificada a presença de achados radiológicos sugestivos para covid-19 na tomografia, a confirmação é dada pelo exame laboratorial, responsável por detectar o vírus.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *