Prefeitura de Santana anuncia novo cronograma de vacinação para 2ª dose da CoronaVac

O prefeito de Santana, Bala Rocha, divulgou na manhã desta quinta-feira, 15 de abril, o novo cronograma para aplicação da segunda dose da vacina para idosos que foram imunizados com a Coronavac. O calendário de aplicação é feito por escalonamento de idade e começou pelos idosos com 70 anos ou mais que tinham sido vacinados com a primeira dose de Coronavac no início da campanha, em fevereiro.

Durante o anúncio, o prefeito destacou que o cronograma respeita o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina CoronaVac, que deve ser de até 28 dias para a segunda aplicação, para garantir a segurança e maior eficácia da imunização. Bala Rocha esclareceu que foi necessário suspender durante esta quinta-feira, 15 de abril, para que o município organize o novo cronograma de forma de distribuir o fluxo, evitar filas e aglomerações e, também, garantir o intervalo adequado entre as doses.

“O atraso da vacina Coronavac foi decorrente de dificuldades que Instituto Butantan enfrenta com a chegada dos insumos para produzir as doses. O calendário de vacinação será normalizado nesta sexta-feira, 16, com a retomada da aplicação da segunda dose para aqueles idosos que já estão no prazo e ainda, trabalhadores da saúde da rede privada”, explicou o prefeito.

Para tomar a nova dose é necessário que os idosos apresentem um documento de identificação com foto, CPF e a carteira de vacinação que comprove a primeira dose. Os idosos acamados receberão a segunda dose em suas residências dentro do prazo estabelecido para a segunda aplicação da vacina.

A aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac ocorrerá em três pontos: no drive frente à Prefeitura de Santana, à Policlínica Dr. Alberto Lima e no posto de vacinação montado na Igreja Universal do Reino de Deus. O atendimento será de 9h as 12h e de 14h às 17h.

As equipes de saúde também continuarão vacinando pessoas de 58 e 59 anos com comorbidade comprovada através de laudo, atestado ou exames especializados, e vacinando os idosos acima de 60 anos, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Vacina Astrazeneca

O gestor assegurou ainda que a Prefeitura de Santana só anunciará novas faixas etárias para vacinação na área urbana de Santana quando o Ministério da Saúde enviar novas doses da vacina Astrazeneca ao município.

Já para o público imunizado com a primeira dose da vacina produzida pelo laboratório de Oxford/Fiocruz, a Astrazeneca, deve aguardar a divulgação do cronograma. O prazo para aplicação da segunda dose dessa vacina é de três meses (90 dias), após a primeira aplicação.

Veja o novo cronograma de aplicação da 2ª dose CoronaVac:

Sexta-feira – 16/04
Idades: 65, 66, 67 e 68 anos ou mais

Sábado 17/04
Idades: 63 e 64 anos ou mais

Domingo 18/04
Idade: 62 anos ou mais

Segunda-feira 19/04
Idade: 61 anos ou mais

Terça-feira 20/04
Idade: 60 anos ou mais

Comunicação – Prefeitura de Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *