Prefeitura e Sambazon inauguram escola no Bailique e destacam parceria a favor da comunidade

IMG_0705

A comunidade de Jaranduba, no distrito do Bailique, há 12 horas via fluvial da capital Macapá, foi contemplada neste sábado, 2, com a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Genivaldo dos Santos Barbosa, entregue pela Prefeitura de Macapá e a empresa americana Sambazon. A cerimônia foi acompanhada pelos moradores, senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, deputado estadual Paulo Lemos, vereadores Nelson Souza, Lucas Barreto e Telma Nery, além de técnicos da prefeitura.

Pais e alunos puderam conhecer as novas instalações do prédio, doado à Prefeitura de Macapá pela Sambazon, juntamente com a Associação dos Moradores e Produtores Agroextrativistas de Jaranduba, em dezembro de 2015. Esta é a segunda instituição construída em regime de parceria, por meio de projetos sociais desenvolvidos pela empresa com investimentos provenientes da certificação de Comércio Justo, como forma de compensação ambiental pela exploração do produto na região.

IMG_0791
Bastante satisfeito com o resultado da parceria, Clécio Luís repassou a escola à comunidade equipada com fogão, freezer, conjunto de mesas e cadeiras para a educação infantil e ensino fundamental, lousas, armários, mesas, bancos para o refeitório, bebedouro, merenda escolar, professores, serventes e merendeiros, e com mais de 70 alunos matriculados, atendendo Jaranduba e comunidades próximas com educação infantil (1º e 2º períodos) e ensino fundamental (1º ao 5º ano).

“A primeira escola foi erguida na comunidade de Limão de Curuá. Hoje, todos estão emocionados pela história desta segunda escola que recebe o nome do Genivaldo dos Santos Barbosa, filho desta pequena localidade ribeirinha, que já não está entre nós, mas que atuou por 15 anos como líder comunitário, é reconhecido e homenageado na comunidade”, disse, emocionado, Clécio Luís.
IMG_1124
Além dos novos uniformes, a Escola Genivaldo dos Santos Barbosa é a primeira a receber da Prefeitura de Macapá as lousas digitais interativas, resultado de emenda no valor de quase R$ 2 milhões do senador Randolfe Rodrigues. O prefeito pontuou que a cooperação com a iniciativa privada fortalece e melhora a qualidade de vida da comunidade, e agradeceu o empenho dos moradores, técnicos da prefeitura e dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues pela destinação de emendas em favor da educação municipal. “Além dos uniformes e equipamentos que auxiliarão na formação de novas gerações, as lousas digitais revolucionarão a educação no município proporcionando um novo ambiente escolar”, disse Clécio Luís.

A Sambazon investiu cerca de R$ 250 mil na construção do prédio, que ocupa uma área de 527 m². São cinco salas de aula, biblioteca, secretaria, diretoria, cozinha com dispensa, refeitório, banheiros, horta suspensa e área de circulação. O diretor de Operações da Sambazon, Miguel Jorge Hauat, comemorou o resultado de um projeto feito com responsabilidade social e ambiental. “A prefeitura foi convidada a ser parceira pela demonstração de boa vontade e empenho do prefeito Clécio com projetos sociais que beneficiam diretamente as comunidades”.

A diretora da escola, Daiane Ferreira, não conseguiu esconder a emoção ao falar sobre o que representa a escola para a comunidade. “Estou muito feliz, é impossível não me emocionar, pois dei aula na ponte por causa do calor. E ver esta instituição em pleno funcionamento, pronta para formar novos cidadãos, é muito bom”. Mãe de aluno, a dona de casa Gilmara Barbosa desejou que as parcerias sejam ampliadas para ajudar o Bailique, esquecido pelo Governo Estadual. “Se o prefeito não olhar para gente, ninguém mais vai olhar. É na gestão do prefeito Clécio que está nossas esperanças. O Governo do Estado não tem compromisso com o Bailique”.

IMG_1132
Garibaldi Barbosa, irmão de Genivaldo (o homenageado com o nome da escola), agradeceu a homenagem e disse que a instituição representa um prêmio para toda comunidade, que participou e fiscalizou uma obra que beneficiará a todos. “Parabéns a prefeitura por dialogar com a nossa comunidade”.

O senador Davi Alcolumbre e o líder do Governo na Câmara de Macapá, autor do projeto que deu o nome à escola, vereador Nelson Souza, destacaram o empenho do Município pelo fortalecimento da bandeira em favor daqueles que mais precisam. “Pela terceira vez, com sede funcionando oficialmente no distrito do Bailique, a Prefeitura de Macapá segue com a programação de diversos serviços nas áreas da educação, saúde, assistência social, esporte e lazer aos moradores da região. Parabéns pela iniciativa de todos da gestão do prefeito Clécio”, relatou Nelson Souza.

Andreza Sanches/Asscom PMM
Fotos: Max Rene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *