Prefeitura e Secretaria Nacional da Juventude alinham ações para ampliar o ID Jovem em Macapá

O secretário municipal de Assistência Social e do Trabalho, Lucas Abrahão, recebeu na terça-feira, 10, a consultora da Unesco pela Secretaria Nacional de Juventude, Cintia Soares, o coordenador municipal de Juventude, Otto Ramos e a secretária extraordinária de Políticas para a Juventude, Joelma Santos. A reunião serviu para montar estratégias, com o objetivo de ampliar o atendimento do Programa Identidade Jovem (ID Jovem), do Governo Federal, pois existe a expectativa de atender 36 mil jovens somente na capital Macapá e 84 mil em todo o estado.

“Queremos que os jovens, de fato, tenham conhecimento sobre o ID Jovem e possam ter acesso a esse programa. A participação dos nossos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para inscrição, alteração e atualização de dados são fundamentais. É necessário o preenchimento do CadÚnico, que gerará o número do NIS, e esse tipo de atendimento é feito apenas nos Cras. Por isso, fortaleceremos a divulgação. É uma ação que precisa de diversos parceiros. A intenção é que façamos um mutirão, que servirá como uma espécie de caravana nas escolas e nas comunidades. Nos programaremos para massificar o ID Jovem durante todo mês de novembro”, frisou o secretário.

“Essa força-tarefa será primordial para que possamos levar o programa a esses jovens. Desde que foi implementado, em março deste ano, foram feitos apenas 1.526 ID Jovem. Mensalmente realizamos cerca de 280 novos ID, o que não é o suficiente diante dos números que temos sobre a quantidade de jovens na capital”, ressaltou a consultora Cintia Soares.

“Queremos que essas políticas alcancem esse público. O benefício irá permitir que esses jovens tenham acesso a diversos eventos, pagando somente o valor referente à meia-entrada”, declarou Otto Ramos.

O ID Jovem

É um programa do Governo Federal que visa atender jovens entre 15 e 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos. Concede ao jovem o direito à meia-entrada em cinema, teatro, shows, eventos esportivos, duas vagas gratuitas em viagens interestaduais e duas vagas, com 50% de desconto, em viagens interestaduais. Para a emissão é preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho.

Lilian Monteiro
Assessora de comunicação/Semast
Contato: 99909-7556

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *