Prefeitura entrega 54° equipamento de saúde à população de Macapá

Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente revitalizada foi entregue pela Prefeitura de Macapá à população, nesta terça-feira, 7. Com esta entrega da UBS Pacoval, o município ganha o 54º equipamento, que terá atendimentos voltados à saúde da família e um reforço fundamental na área. A reforma teve início em 2018 e foi feita com recurso de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 129 mil, e contrapartida do Município, de R$ 62 mil.

Com a reforma, a unidade ganhou um ambiente moderno e uma nova estrutura que garantirá acessibilidade, passando a contar com recepção, farmácia, três consultórios, salas de vacinação e de coleta de PCCU, gabinete odontológico, administração, copa e banheiros. Para o prefeito Clécio Luís, a reabertura da UBS Pacoval é fundamental, pois significa um reforço enorme na saúde de Macapá, que estará à disposição dos macapaenses.

“Ao todo, já entregamos 54 dispositivos de saúde. Estamos reabrindo a UBS do Pacoval, e é importante ressaltar a emenda colocada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, que tem sido parceiro da nossa gestão e do povo macapaense e do Amapá. O senador já alocou mais de trinta milhões de reais em recursos para serem investidos na área da saúde. Nossas UBS’s estão todas equipadas, com as farmácias cheias de medicamentos. Conseguimos trabalhar na crise e garantir a melhoria do nosso povo”, concluiu.

O senador Davi disse que é uma honra colaborar com a saúde de Macapá e sempre lutará para conseguir mais recursos que melhorem a vida da população. “Muito feliz em participar hoje dessa entrega que tem nossa emenda e que melhorará ainda mais a saúde de Macapá. Uma oportunidade enorme poder fazer algo pelos 210 milhões de brasileiros e neles estão os amapaenses e macapaenses. O Município está adimplente, e o prefeito Clécio está de parabéns à frente dessa gestão. Estamos trabalhando para continuar com a parceria com o povo do Amapá”, enfatizou.

Além da restruturação física, os atendimentos feitos na unidade também passam por modificações, tendo como foco os desempenhados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF’s), atribuindo maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população da área de abrangência. Com modelo mais resolutivo, a unidade irá executar uma série de atividades individuais e coletivas que precisam ser promovidas e fomentadas pelas ESF’s em conjunto com a comunidade.

A moradora da Avenida Maranhão, Nádia Santos, 57 anos, é cardiopata e disse que está muito feliz em poder voltar o seu tratamento na UBS. “É uma alegria enorme poder retornar a esta unidade para me tratar, é perto de casa, estava fazendo no Novo Horizonte, mas agora meu retorno será aqui”, comemorou. Na UBS, três equipes multiprofissionais serão responsáveis por uma assistência integral, contínua e de qualidade, capaz de assistir aos problemas de saúde mais comuns, por meio de processos educativos, que promovam a saúde e previnam doenças em geral na própria unidade, e também nos domicílios e em locais comunitários, como escolas.

Paulo Hugo, da Associação dos Moradores do Pacoval, agradeceu. “Quero parabenizar a comunidade de modo geral e ao prefeito Clécio e senador Davi Alcolumbre por esta entrega maravilhosa”, declarou. Desta forma, apenas uma pequena parte dos casos precise ser encaminhada para serviços mais especializados em outras unidades de referência, como a UBS Perpétuo Socorro. E, mesmo nesses casos, não perdendo de vista o usuário, responsabilizando-se pelas “referências” necessárias, discutindo os casos e recebendo-os de volta, na “contra referência”, para continuar atuando no nível dos cuidados básicos.

Participaram da cerimônia os vereadores Antônio Grilo, Gian do NAE, Rinaldo Martins, Caetano Bentes, Odilson Nunes, Professor Rodrigo; o deputado federal Luiz Carlos; Roberto Bauer, superintende estadual do Ministério da Saúde; a prefeita de Oiapoque, Maria Orlandina e o secretariado municipal de Macapá.

Lilian Monteiro / Jamile Moreira
Assessoras de comunicação/PMM
Contato: 98409-3733
Fotos: Max Renê/ Nayana Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *