Prefeitura fomenta políticas públicas para saúde dos travestis, transexuais, lésbicas, gays e bissexuais

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) participou da audiência pública sobre Políticas Públicas à Saúde Integral das Travestis, Transexuais, Lésbicas, Gays e Bissexuais (LGBT). O momento foi de fomentar discussões que promovam ações de saúde de visibilidade, inclusão, acessibilidade e respeito à diversidade e aos direitos humanos.

O momento de debate, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Macapá, foi organizado pelo vereador Ruzivan Pontes, com a participação de gestores e entidades sobre o assunto. A titular da CMPPM, Anne Pariz, falou das conquistas. No ano passado, o Município conseguiu, com muito esforço, incluir o nome social de travestis, transexuais, gays e lésbicas em documentos oficiais de atendimento ao serviço público. A prioridade agora é dar mais assistência e atendimento a todos.

“O nome social tem que ser trabalhado diariamente, porque estamos falando de um processo cultural. Não é só inclusão, é a mudança de cultura, da aceitação. Temos que fazer esse trabalho constante com os servidores, técnicos, gestores e, para isso, fomentaremos a capacitação”, disse a coordenadora. O organizador da audiência destacou a importância do Município em dar mais assistência ao grupo com serviços psicológicos, médicos, laboratoriais e clínicos. “Precisamos debater alternativas que integrem esse público e, de fato, tratem da vida dos gays, lésbicas, trans e bissexuais. Estamos preocupados com a situação de saúde deles, que sofrem com doenças”, frisou.

Foram gerados encaminhamentos para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), CMPPM e outros órgãos. A proposta é que novas reuniões tratem do assunto e promovam ações práticas para o atendimento ao público LGBT pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Cássia Lima
Assessora de comunicação/PMM
Contato: 98104-9355
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *