Prefeitura imuniza mais de 27 mil crianças contra a poliomielite e mantém campanha de vacinação

pmm1

Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que iniciou no dia 15 de agosto, a Prefeitura de Macapá imunizou 27.557 crianças de 6 meses a 5 anos de idade, o que representa 72,23% de cobertura vacinal. Para aumentar os índices, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) decidiu manter a campanha até sexta-feira, 4, em todas as UBS’s da capital e zona rural. O objetivo da campanha é manter o país livre da pólio.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária, a ação foi prorrogada mesmo sem ter os números consolidados dos distritos. “Ainda não temos todos os dados da zona rural, e quando lançarmos esse índice aumentará bastante e atingiremos a meta, que é de 38 mil crianças. Mesmo assim decidimos manter a campanha, pois a procura ainda é grande nas nossas unidades”.

Outras doenças, como sarampo e caxumba, também podem ser evitadas por meio da vacinação ainda na infância. Para isso, este ano o Ministério da Saúde realiza, juntamente com a campanha contra a pólio, ação para atualizar a caderneta de vacinação infantil. A orientação é que pais e responsáveis, quando levarem as crianças para receber a gotinha contra a paralisia, apresentem a carteira ao profissional de saúde, que irá avaliar a necessidade da administração de outras vacinas.

“As doses que estiverem em atraso poderão ser aplicadas na hora ou agendadas para outra data, mantendo o esquema vacinal da criança atualizado, por isso é fundamental que pais e responsáveis levem as crianças para receber a vacina até o dia 4 de setembro”, reforça Jorsette. As salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contatos: 9 9135-6508 / 9 8802-8647
Foto: Asscom PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *