Prefeitura inaugura Centro de Reabilitação na zona norte da capital

A Prefeitura de Macapá inaugurou nesta sexta-feira, 6, o Centro Especializado em Reabilitação (CER). A obra, orçada em R$ 3.750.000,00, foi executada com recursos provenientes do Programa Voluntário do Ministério da Saúde.

Moradora do loteamento Açaí, Nailma Almeida contou que esperava muito por esse prédio, pois há dois anos foi vítima de AVC e teve dificuldade de encontrar tratamento na rede estadual. “Quem já passou por um problema desse sabe da dificuldade de encontrar tratamento. O Creap tem uma grande lista de espera. Como eu tinha condições, tive que pagar pelo meu tratamento, mas infelizmente muitas pessoas não têm a mesma sorte que eu. Por isso a importância desse Centro”, disse a representante da comunidade.

O CER foi construído no bairro Infraero II como forma de descentralizar os serviços em reabilitação, promovendo acesso à população da zona norte, que antes precisava se deslocar para o Centro da cidade. O presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá, Rogério Santos, disse que ainda há muita coisa para avançar. “Temos força e superação. E, acima de tudo, somos capazes, basta querermos. Agradeço ao prefeito Clécio, pois uma obra dessa dará mais dignidade às pessoas, sobretudo, na questão da mobilidade”.

As obras iniciaram em novembro de 2015. Porém, para que o recurso fosse liberado, a prefeitura contou com o empenho e articulação do senador Davi Alcolumbre junto ao Ministério da Saúde. “Fizemos a nossa parte em Brasília para que Macapá tivesse esse Centro de Reabilitação. Mas tenho que ressaltar que se a equipe do Município não tivesse ido atrás do Programa do Governo Federal para se inscrever não adiantaria o nosso empenho”, destacou o senador Davi.

Com a inauguração, a Prefeitura de Macapá passa a oferecer serviços de reabilitação física, intelectual e visual, com a capacidade mensal para mil atendimentos. O Centro contará com equipe de terapeutas, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, oftalmologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e psiquiatras.

O prefeito Clécio Luís enfatizou que o CER foi instalado na região que mais se expande, que é a zona norte. “Temos aproximadamente 150 mil pessoas morando nessa área da cidade, que inicia na ponte Sérgio Arruda. O Centro está no loteamento Açaí, mas atenderá toda essa região. Também será utilizado por quem mora na zona sul. E também, como vem acontecendo nas UBS’s, atenderemos pessoas de outros municípios. Aliás, devemos atender, embora o Centro esteja em Macapá, mas faz parte do SUS e não podemos nos negar em receber aqueles que não têm em seus municípios um local como este”, discursou.

Participaram da cerimônia os vereadores Antônio Grilo, Rinaldo Martins, Professor Rodrigo, Bruna Guimarães, Odilson Nunes, além da coordenadora municipal de Acessibilidade, Raquel Capiberibe e a subsecretária de Ação em Saúde, Tânia Vilhena.

O Centro contém pátio; consultório de neurologista; áreas de conveniência externa; sala de utilidades; copa/refeitório; sala de atividades de Vida Diária; Sala de estimulação precoce; Sala de atendimento terapêutico em grupo; Sala de atendimento terapêutico adulto e infantil; átrio com bancada de trabalho coletiva; consultórios interdisciplinares para avaliações clinico-funcionais; Sala de orientação para uso funcional de recursos para baixa visão; Sala de orientação de mobilidade; Laboratório de prótese ocular; Consultório oftalmológico; Sala de banho; Box de eletroterapia; Ginásio; Consultório de enfermagem; Consultório fisiatria ou ortopedista ou neurologista; Fraldário adulto e infantil; Sala de coordenação; Recepção administrativa; Sala de reunião; administração; Sala de arquivo; Almoxarifado; Macas e cadeiras; Banheiro para pacientes e funcionários; Sala de espera e recepção; Copa para pacientes; Áreas de conveniência interna; Sala de reunião; Deposito de material de limpeza.

Adryany Magalhães
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *