Prefeitura inicia obra de construção do Laboratório Central de Macapá

No último sábado (6) o prefeito Dr. Furlan, junto com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Otávio Fonseca, e representantes da empresa responsável pela obra, acompanhou o início da construção do Laboratório Central de Macapá (Lacen).

A obra será erguida na Praça Chico Noé, no bairro Laguinho, tem prazo de 180 dias para conclusão e deverá atender toda a demanda de análises clínicas das Unidades Básicas de Saúde.

“Esta é uma obra muito importante para a estrutura da saúde e para o município. Já estava contratada e aprovada pelo Ministério da Saúde. Nosso papel como gestão é acompanhar o início e prestar contas à sociedade. Nesta segunda-feira, a empresa já inicia os primeiros serviços na área”, ressaltou o Prefeito.

O recurso é fruto de emenda do Senador Davi Alcolumbre, por meio de um convênio com o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal, no valor de R$3.217,506, com contrapartida do município. A ordem de serviço foi assinada em 31 de dezembro de 2020, após trâmites com documentação e regularização de terreno.

“Esse é um processo que chamamos de fundo a fundo, quando o recurso sai direto do Fundo do Ministério da Saúde para o Fundo Municipal de Saúde. Nós já encontramos esse processo aprovado desde o ano passado. Agora, demos a garantia e a segurança para a empresa que o recurso será mantido”, explicou o secretário municipal de Obras, Otávio Fonseca.

Projeto

O Laboratório Central de Macapá terá recepção, banheiros, 4 boxes de coleta, salas destinadas ao administrativo, vestuários, triagem, laboratórios de urinálise, microbiologia, parasitologia e hematologia.

A execução da obra será dividida em duas etapas. A primeira, para construção dos ambientes indispensáveis para o funcionamento do laboratório e a segunda, para construção do auditório, copa, sala de estar para equipe e depósito para suprimentos e resíduos.

O atendimento funcionará direto como ponto para coleta de material biológico e através do recebimento das amostras coletadas nas unidades de saúde para processamento no laboratório. Após a conclusão da obra, o Lacen municipal será administrado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Outros serviços

Na oportunidade, o prefeito também visitou a obra de implantação de gramado sintético da Arena da Praça Chico Noé, que deve ser entregue à população dentro de 90 dias.

Além disso, na próxima terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana inicia a limpeza de serviços de manutenção da praça.

Narah Pollyne
Secretaria Municipal de Obras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *