Prefeitura inicia renovação do parque semafórico da capital

A Prefeitura de Macapá iniciou os serviços para a instalação de semáforos na cidade, inicialmente serão instalados 12 novos equipamentos. A atividade é realizada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e vem para dar um aporte na renovação do parque semafórico da capital. Os equipamentos fazem parte de um projeto piloto e foram doados pelo Governo Federal e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). No Norte, apenas Macapá participa desta iniciativa e além dela, cidades como Salvador e Foz do Iguaçu também receberam esta doação.

Os equipamentos são autodiagnosticáveis, o que permite, entre outras coisas, o suporte e a reprogramação. Dentro do novo parque semafórico temos o suporte de câmeras OCR, que possibilita a identificação do veículo e de possíveis infrações de trânsito. Além disso, o equipamento analisa a movimentação e fluxo de veículos e, com base nessas informações, determina automaticamente o tempo de abertura de cada semáforo.

“A tecnologia vai melhorar o fluxo de veículos, dar mais segurança e ajudar a diminuir a quantidade de ocorrências. Os semáforos possuem um sistema moderno e com eles poderemos fazer upgrade para outros serviços”, afirmou o diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas.

O local escolhido para instalação dos novos equipamentos foi a rua Leopoldo Machado, uma via que passa por cinco bairros e faz a ligação da zona norte com a zona sul. O trabalho começou com a substituição e instalação física de novas hastes e junto disso os serviços de fiação e aterramento, que são necessários para receber o novo equipamento. Quando esta etapa for concluída, acontecerá a instalação física dos grupos semafóricos e controladores. A previsão de conclusão é a segunda quinzena de março.

“Quando finalizarmos esta parte, iniciaremos os testes. Paralelo a isso, teremos a implantação do centro de controle operacional, que fará o monitoramento em tempo real do funcionamento dos semáforos”, destacou Marcílio Dantas.

Renovação

A CTMac trabalha com duas frentes para renovação completa do parque semafórico de Macapá. A primeira delas é através da aprovação de um recurso de R$5 milhões junto à Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O recurso é fruto de uma articulação do senador Davi Alcolumbre. O dinheiro será utilizado para substituição de 60% dos semáforos da capital.

Além disso, a Companhia enviou um projeto buscando recursos de emendas à bancada federal e através deste recurso, a cidade terá o maior percentual de semáforos substituídos. A previsão é que até o final de 2021 essa renovação seja concluída.

Ewerton França
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *