Prefeitura limpa área que servia de lixeira viciada e flagra morador tentando jogar lixo no local

Após a retirada de cerca de 40 toneladas de lixo de ponto que servia de lixeira viciada no bairro Cidade Nova, a equipe da Prefeitura de Macapá flagrou e impediu que um morador jogasse lixo no local. Ele declarou que foi contratado por um dono de uma panificadora para descartar o resíduo orgânico.

“Recebi R$ 5,00 para jogar o lixo fora. Todo ‘mundo’ joga aqui, então vim jogar”, relatou o morador, que não quis se identificar. Segundo ele, várias pessoas fazem esse tipo de trabalho, pegam resíduos de panificadoras e açougues para jogar em pontos de lixeira viciada. Para não ser levado à delegacia, levou os fiscais da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) e os guardas municipais até o estabelecimento.

O dono do empreendimento foi multado e notificado por ser o responsável pelo resíduo. Ele recebeu multa por infração grave, no valor de R$ 1.500,00, e foi notificado devido ao despejo de água servida, pois o cano do esgoto despejava água de lavagens em via pública, irregularidade detectada pelos fiscais.

“Estamos intensificando não somente os serviços de erradicação dessas lixeiras, mas também o trabalho de fiscalização e orientação da população para que não jogue lixo em via pública e ajude na fiscalização e manutenção da cidade. Vamos continuar buscando identificar os verdadeiros responsáveis pelo lixo jogado nas ruas”, declara o titular da Semur, Claudiomar Rosa.


Lixeira viciada

A Secretaria de Manutenção Urbanística já catalogou mais de 30 pontos de lixeira viciada na cidade. A grande maioria nos bairros das zonas norte e sul. Na manhã desta segunda-feira, 20, as máquinas da prefeitura recolheram lixo e entulho na Avenida Projetada, no bairro Cidade Nova, onde existia uma enorme lixeira a céu aberto. Materiais como sofás, carcaças de máquina de lavar, geladeira, fogões e colchões, restos de obras e sacas com caroço de açaí foram recolhidos do local, que fica próximo a uma escola estadual.

A coleta domiciliar no bairro ocorre três vezes na semana (segundas, quartas e sextas-feiras), em horário diurno. A Semur disponibiliza um número de Disk Denúncia (99147-1050), onde a população pode ligar e enviar mensagem via WhatsApp.

Aline Brito/Asscom Semur
Contato: 99171-6190

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *