Prefeitura promove capacitação sobre saúde mental para profissionais da atenção básica

PMM11

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou na tarde de quarta-feira, 30, o curso de capacitação sobre saúde mental voltado para profissionais médicos, enfermeiros e psicólogos da rede de atenção básica. O objetivo é disseminar critérios de acolhimento e encaminhamento a pacientes portadores de transtorno mental que chegam tanto à rede de atenção psicossocial do município quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

O Programa de Saúde Mental, executado no município por meio do Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPSi), Consultório na Rua e dos psicólogos que realizam atendimento nas UBS’s, visa promover a qualidade de vida das pessoas que apresentam sofrimento psíquico, bem como de seus familiares em uma atenção comunitária, voltada para o cuidado e a reabilitação psicossocial.

Regina Cleide, enfermeira do distrito do Carmo do Maruanum, também avaliou como importante a iniciativa de disseminar as formas de reconhecimento e encaminhamento de pacientes que apresentem sinais e sintomas de adoecimento psicológico. “Esse momento é importante para nós, enfermeiros, que trabalhamos na zona rural. É mais um conhecimento que nos possibilitará prestar um atendimento melhor aos indivíduos que lá residem”.

A psicóloga Regina Frota foi uma das facilitadoras e abordou a prática do acolhimento e formas dinâmicas de fazer com que o paciente sinta-se mais seguro para falar sobre o sofrimento psíquico que sofre. “Essa capacitação é importante no sentindo de que diversos saberes possam se encontrar e estender a sensibilidade nos profissionais que não necessariamente trabalham com saúde mental, e que eles percebam para que caminho deva levar a pessoa que está no adoecimento psicológico e no sofrimento mental, para que a demanda seja atendida na sua real necessidade”.

A capacitação encerra sexta-feira, 2, no auditório da Faculdade Brasil Norte (Fabran).

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Foto: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *