Prefeitura realiza formação continuada para ampliar tratamento de tabagismo

Como parte das programações referentes ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promove formação continuada aos profissionais para ampliar o tratamento para todas as UBS’s. A programação, que iniciou na terça-feira, 5, se estenderá até sexta, 8. A formação é voltada para agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, bem como enfermeiros e médicos.

O Município forma grupos para o tratamento do tabagismo, que tem duração de um ano, com acompanhamento multidisciplinar, que, além dos encontros em grupo e do atendimento individual, fornece gratuitamente alguns medicamentos, como os adesivos transdérmicos de nicotina, após a avaliação médica. O programa iniciou em 2015 e tem profissionais treinados, entre médicos, enfermeiros e psicólogos. Desde que teve início, 428 pessoas largaram o tabaco.

“O município de Macapá é o único no estado que oferece o tratamento. Nossa meta, até o fim do ano, é implantar em todas as nossas UBS’s o Programa de Tabagismo, ampliando assim possibilidade de que mais pessoas consigam o tratamento adequado”, explica a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Tatiana Vidal.

Os interessados em parar de fumar devem fazer o cadastro, apresentando carteira de identidade e comprovante de residência.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *